sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Aerosmith – Rock For The Rising Sun (2013)





Por Davi Pascale

Muita gente ainda não se ligou, mas tem DVD novo do Aerosmith rodando nas lojas. Ainda não vi a edição nacional desse produto, mas é possível encontrar a edição importada sem muito esforço. A fita gira em torno da turnê japonesa que o grupo realizou em 2011 e traz intercalado imagens de bastidores, cenas das viagens e entrevistas com os músicos.

Não se trata exatamente de um DVD de show. A fita foi editada como se fosse um filme mesmo, naquele espírito meio Rattle and Hum. Cenas coloridas são misturadas com cenas preto e brancas, algumas músicas estão na integra, outras estão cortadas...

O mais legal de tudo é o repertório. Nesse DVD, foram priorizadas as canções dos anos 70. Há algumas poucas músicas do final dos anos 80 e começo dos anos 90 e só! Portanto, se você é aquele garoto que começou a se ligar no grupo por conta dos clipes com a presença de Liv Tyler e Alicia Silverstone ou por conta do filme Armageddon, afaste-se. Se você é aquele fã das antigas que sempre preferiu Rocks ao Nine Lives, esta fita é para você!

Sempre fui um grande fã do Aerosmith, desde garoto. Tive, inclusive, a oportunidade de assisti-los ao vivo quando vieram pela primeira vez ao Brasil. Uma apresentação memorável no extinto festival Hollywood Rock. Não tenho nenhum problema com a fase mais recente do grupo. Continuo acompanhando os discos, acho bons, mas há muito tempo que sentia falta de ouvi-los tocar mais canções da fase inicial. Portanto, fiquei bem feliz com o material apresentado.

Steven Tyler em ação!
Quem já assistiu a um show dos rapazes, seja pelo televisor ou indo até o local, sabe muito bem o que esperar: músicos extremamente competentes tocando com alma, cuidado extremo com o visual, excelente interação com o público e carisma de sobra. Tudo isso está presente aqui, mas é nítido que o pique deles está começando a diminuir. Como assim?

Steven Tyler, por exemplo, continua sendo um excelente cantor e um grande showman, mas não tem mais aquela energia toda que tinha nos shows dos anos 90. Abusa menos das coreografias, corre menos pelo palco e os gritos já não têm mais a mesma força. Isso fica nítido ao assistir o filme.

É verdade que esses fatores não tiram o brilho do DVD, nem a magia da apresentação. Não se trata de uma banda decadente. Pelo contrário, não me recordo de nenhuma banda atual que possa ser comparada a eles, mas se você é aquele cara que não ouve algo deles há algum tempo e vai pegar o DVD com uma certa nostalgia, vá com calma...

Nas cenas complementares há algumas imagens interessantes como os músicos atendendo os fãs na rua, nos aeroportos... Há uma entrevista com um fã japonês que declara já ter ido a mais de 150 shows (!!!) da banda... Nos bônus, apenas duas canções que não entraram no filme principal: “Lick And Promise” e “One Way Street”. Não há entrevistas intermináveis, dezenas de clipes, making offs. Apenas as duas músicas. Prefiro assim, realmente existe DVD com bônus interessantes, mas grande parte costuma ser enrolação.

Fã foi em mais de 150 shows!

Essa era a primeira vez em 7 anos que o grupo se apresentava no país. Foram realizadas 8 apresentações em 7 cidades. Aqui estão misturadas imagens de todas essas performances. Na época, os japoneses passavam por um período difícil. Tinham acabado de sofrer um terremoto e um tsunami de dimensões nunca vistas antes. Os músicos foram aconselhados a cancelar os shows, mas se negaram. Nas entrevistas, Tyler dizia que isso poderia ser um incentivo para animá-los um pouquinho.

Nem só os japoneses sofriam com momentos turbulentos. Quem os acompanha de perto, sabe que os músicos também atravessavam um momento delicado. O futuro da banda era incerto. Nos últimos tempos, Steven Tyler tinha voltado a freqüentar clinica de reabilitação, tinha declarado ter realizado testes com o Led Zeppelin, sua aparição no American Idol dividia a opinião dos músicos, trabalhavam em um disco que não sabiam quando iriam terminar... Em entrevistas recentes, o cantor reconheceu que na época desses shows, havia dias em que ocorria uma certa tensão nos camarins. Mas os fãs podem ficar sossegados, toda essa nuvem negra não atrapalhava a qualidade da performance. Apesar de todos os problemas, encontramos aqui o velho Aerosmith de sempre: 5 rapazes determinados a dar tudo de si no palco, fazendo de tudo para dar um momento único aos seus seguidores. E eles conseguem! 

Nota:  08/10
Status: Excelente!


Faixas:
01)   Draw The Line 
02)   Love In An Elevator 
03)   Livin´ On The Edge 
04)   Hangman Jury
05)   No More, No More 
06)   Mama Kin 
07)   Monkey On My Back 
08)   Toys In The Attic 
09)   Listen To The Thunder (solo de bateria) 
10)   Sweet Emotion 
11)   Boogie Man 
12)   Ratts In The Cellar 
13)   Movin´ Out 
14)   Last Child 
15)   S.O.S. (Too Bad) 
16)   Train Kept a Rollin´ (creditos) 
17)   Lick And A Promise (extra) 
18)   One Way Street (extra)