sábado, 7 de dezembro de 2013

Charlie Brown Jr – La Familia 013 (2013)




Por Davi Pascale
Último álbum da banda de Santos. Nos dois sentidos da expressão. É o mais recente trabalho e também é o disco derradeiro. O que era para ser o grande retorno, ganha ar de homenagem, devido às trágicas mortes do cantor Chorão e do baixista Champignon.  Se por um lado, conforta os seguidores por terem a chance de ouvir canções inéditas pela última vez, por outro, decepciona os mesmos com composições sem sal.

Não sei se o álbum já estava pronto quando o Chorão morreu ou se eles estavam gravando, o cara morreu, eles pegaram o que tinha e lançaram como último registro. Se foi a segunda alternativa, ok. Caso contrário, decepciona!

O primeiro contato que tive com o Charlie Brown Jr. foi quando eles abriram o show do Offspring no Olympia em 1997. O debut “Transpiração Continua Prolongada” ainda estava para ser lançado. A única referencia que o publico tinha, até então, era canção “O Coro Vai Comê” que começava a ser executada nas rádios. Os caras sofreram no show com uma platéia nada receptiva. Mesmo assim, não abaixaram a cabeça, seguiram adiante e conseguiram, contrariando a todos tornar-se um dos maiores nomes do rock brasileiro. A geração de 90 tinha como ídolo o Raimundos, o Planet Hemp e o Charlie Brown Jr.

Durante sua primeira fase, ou seja, até o álbum “Tamo Aí Na Atividade” os caras sempre traziam alguma nova influencia em seu disco. Algo que, muitas vezes, acabava dando toda a tônica para o trabalho. Para ficarmos nos exemplos mais simples poderia citar a influência do hip hop no “Nadando Com os Tubarões” e da surf music no“100% Charlie Brown Jr. Abalando a Sua Fábrica”. Nos álbuns da segunda fase, tinham algumas musicas que traziam novas influencias e algumas que retomavam a sonoridade dos álbuns anteriores na cara dura. E aí vem a primeira decepção do disco...


Uma das ultimas imagens do grupo
Esse é o CD menos ousado do Charlie Brown Jr. em termos de concepção de arranjo. Algumas pessoas têm tratado esse álbum como volta às raízes. Não concordo. Acho a sonoridade dele mais próxima de “Camisa 10 Joga Bola Até na Chuva” do que a de “Preço Curto, Prazo Longo”, por exemplo. Outra decepção é que uma audição mais atenta deixa nítida de que a briga entre Champignon e Chorão não estava resolvida coisa alguma. Todo mundo sabe que o Champignon sempre contribuiu bastante na criação das músicas. Aqui, ele quase não contribui. Os responsáveis pela criação dos arranjos foram os guitarristas Marcão e Thiago. Tem coisa aí!

As letras também frustram. Ok, o rapaz evoluiu (embora ainda não concorde com a idéia de considerá-lo um poeta como andam pintando por aí) e as letras amadureceram. E aí está o problema, amadureceram além da conta. Dizem que elas refletem o período de dificuldades que o Chorão estava passando por conta da separação de sua esposa. Pode ser, algumas dão essa idéia mesmo. O problema é que o Charlie Brown Jr. sempre foi uma banda pra cima, uma banda de atitude. Ele não conseguiu separar uma coisa da outra e essa magia acabou se perdendo. Até entendo que a situação não é fácil, mas...

Agora, claro que o disco também não é um lixo. Afinal, eles sempre foram bons músicos e já possuem bastante tempo de estrada. Há alguns ótimos momentos que acendia a chama de esperança para uma grande evolução em um próximo álbum. Algo que, infelizmente, não será mais possível. Os destaques, na minha opinião, ficam por conta de “Rockstar”, “A Mais Linda do Bar” e “Camisa Preta”. Faixas que estão pau a pau com o material dos primeiros discos.


Champignon e Chorão mandando ver
La Familia 013 não foi o que eu esperava, mas devo dizer que fiquei muito triste com a morte prematura de Chorão e Champignon e com o fim do Charlie Brown Jr. Certamente, uma das bandas de rock mais legais que surgiu nos últimos 20 anos no Brasil. Pena que tenham apanhado tanto da critica enquanto estavam na ativa. Para variar, só ganharam respeito após a morte dos rapazes. No Brasil é assim mesmo, artista só é valorizado quando morre. Do mais, torço para que os demais integrantes mantenham a cabeça no lugar, dêem a volta por cima e nos brinde com mais um ótimo grupo de rock n´ roll. Força, rapazes!


Nota: 05/10

Status: Razoável

01) Um Dia A Gente Se Encontra
02) Fina Arte
03) Cheia de Vida
04) Meu Novo Mundo
05) Do Jeito Que Eu Gosto, Do Jeito Que Eu Quero
06) Rockstar
07) Vem Ser Minha
08) Hoje Sou Eu Que Não Mais Te Quero
09) Camisa Preta
10) Vou Me Embriagar De você
11) A Mais Linda do Bar
12) Samba Triste
13) Contrastes da Vida