sábado, 14 de dezembro de 2013

Joey Jordison deixa o Slipknot: E agora?

Por Rafael Menegueti
Os mascarados do Slipknot: Shock rock levado ao nível máximo
O Slipknot causou uma reviravolta no metal quando surgiu, lá no finalzinho da década de 90, com suas mascaras e visual de “shock rock”. Eles eram a grande novidade numa cena que já não produzia nada de muito diferente há um certo tempo. Sua mistura de metal agressivo com elementos de hip-hop, hardcore e muita percussão fez da banda um sucesso instantâneo. Desde o homônimo álbum de estréia, em 1999, até os dias de hoje, o sucesso do grupo só cresceu e a banda adquiriu status como uma das maiores e mais importantes do cenário mundial.

A banda foi fundada em 1995, em Iowa, nos EUA. Alem da música, sempre chamaram a atenção pelo visual nada normal. Os uniformes industriais com códigos de barras e, principalmente, as máscaras personalizadas se tornaram a marca registrada da banda, que muitas vezes era associada a uma atmosfera de terror. Mas, acima de tudo, a combinação desses elementos com a capacidade técnica de seus músicos tornou o Slipknot o fenômeno que ele é hoje.

Dos membros fundadores, quatro nomes se destacaram na banda ao longo de sua trajetória: o vocalista Corey Taylor, o percussionista Shawn “Clown” Crahan, o baixista Paul Grey, e o baterista Joey Jordison. Juntos eles formavam a principal força criativa do grupo. Corey sempre teve um papel mais de porta-voz. Até por ser o frontman, ele sempre teve uma imagem ligada a polemicas e controvérsias devido a suas declarações por trás ou pela frente das mascaras, alem de seu inegável talento como vocalista. Shawn, por sua vez, age mais como um líder interno.

Em 2009, os fãs da banda lamentaram a morte de Paul Grey. Sua morte colocou um ponto de interrogação no futuro do grupo, uma vez que ela foi profundamente sentida pelos outros membros. Mas os maggots (modo como os fãs da banda são conhecidos) logo puderam ver o retorno da banda, como num tributo a memória do parceiro morto. Em 2013, depois de quase cinco anos de “All Hope Is Gone”, último disco de inéditas da banda, finalmente veio a noticia que todos esperavam: tinha disco novo no forno!

Pois é, a euforia, no entanto, deu lugar a um novo ponto de interrogação quando a banda anunciou a saída do baterista Joey Jordison ontem (13/12/2013), uma sexta feira 13 que nenhum fã vai esquecer. Joey era um dos mais queridos membros do grupo. Considerado por muitos o melhor baterista do mundo, ele era idolatrado pelos fãs e astro das principais manobras engenhosas que a banda exibia nos palcos. Os fãs iam a loucura quando sua bateria era levantada e girada durante os solos, até que Joey ficasse de ponta cabeça durante os shows, sem sequer perder o tempo das batidas.

O ex-baterista da banda: Joey Jordison
Esse novo ponto de interrogação está presente em muitas perguntas: Quais motivos levaram Joey a decidir deixar o grupo? Quem deve substituir Joey? Ele seguirá apenas com os seus outros projetos ou algo novo está por vir? Essas perguntas, ao que parece, serão respondidas com o tempo.


Tempo esse que não deve demorar. O Slipknot continua trabalhando em seu novo disco, e eles esperam anunciar seu novo baterista até março do ano que vem. Já começou a temporada de especulações. Será que o novo dono das baquetas do grupo dera um baterista consagrado ou uma aposta desconhecida? Esperemos que eles encontrem alguém com um talento e carisma tão grandes quanto o de Joey. E que o ex-baterista também encontre seu caminho e consiga seguir em frente após o Slipknot. Afinal, o (freak) show tem que continuar.