sábado, 28 de dezembro de 2013

Mortes no rock: como as bandas superam esse duro golpe?

Por Rafael Menegueti

Peço licença em meio ao clima de alegria e descontração desse blog para falar de um assunto que muita gente não gosta muito: a morte! Afinal, ela é a única coisa inevitável e irreversível que acontecerá com todos nós, e talvez por isso ela nos cause tantas reações diferentes.

No mundo da música ela sempre fez aparições inesperadas e indesejadas. Diversas bandas já passaram pela dor da perda. Os fãs sofrem tanto quanto os familiares e amigos mais próximos quando um ídolo se vai. Em 2013 tivemos exemplos de como a morte pode vir e surpreender a todos. Nesse ano perdemos Chorão, Champignon, Jeff Hanneman e Lou Reed, entre outros.

Todos esses acontecimentos causaram efeitos diversos nas suas bandas e fãs. Sempre que algo assim acontece fica a dúvida: e agora? O que acontecerá? Qual será o destino de seus ex-companheiros e como seus fãs ficarão após o ocorrido? Mostrarei agora exemplos de como foram as reações e os efeitos que grandes perdas geraram em bandas ao longo de suas historias. Deixarei de lado os casos mais óbvios e conhecidos, como Kurt Cobain, Freddy Mercury, Jim Morrison e outros, pois todo mundo já conhece essas historias e sabe das conseqüências dessas perdas.

The Rev (1981 - 2009)
- Em 2009, o Avenged Sevenfold e seus fãs sofreram um duro golpe. O baterista e um dos principais compositores da banda, Jimmy “The Rev” Sullivan, morreu de maneira inesperada, no dia 28 de dezembro daquele ano. Jimmy estava em casa e sua morte se deu devido a uma overdose acidental de analgésicos. Após a morte de The Ver, o A7X seguiu em frente, gravaram o álbum “Nightmare”, com Mike Portnoy na bateria, e dedicaram o álbum ao ex-integrante. Mais tarde, Arin Ilejay assumiu a bateria, eles lançaram o álbum “Hail to the King”, e a banda aos poucos vai superando a perda e retomando a sua ascendente carreira.

Jeff Nanneman (1964 - 2013)
- O Slayer sempre foi um dos mestres do Trash metal. Idolotrado pelos fãs do metal, a banda é considerada uma das principais do gênero, ao lado de Metallica, Megadeth e Anthrax. Em maio de 2013, no entanto, o guitarrista, um dos fundadores da banda, Jeff Hanneman, nos deixou, vitima de insuficiência hepática. Todos sofreram a morte de Jeff, mas o Slayer decidiu seguir em frente. Eles voltaram a fazer shows e aos poucos também vão superando a perda do companheiro.



Chorão (1970 - 2013) e Champignon (1978 - 2013)
- Ídolos de uma geração no rock nacional, Chorão e Champignon formaram o Charlie Brown Jr. na década de 90 e a transformaram num dos grandes nomes do gênero. Porem em 2013, o destino viria a fazer com que os dois nos deixassem. Chorão morreu no dia 6 de março, vitima de uma overdose de cocaína. A banda decidiu seguir em frente sob novo nome, A Banca, e com Champignon nos vocais. Porem, seis meses após a morte de Chorão, Champignon cometeu suicídio em casa. Muito se especulou sobre a pressão que o músico vinha sofrendo com tudo o que vinha ocorrendo. A banda ainda não decidiu se seguirá em frente ou não.

Layne Staley (1967 - 2002)
- O Alice In Chains, ícones do grunge, estava parado havia algum tempo quando seu vocalista, Layne Staley, foi encontrado morto, em abril de 2002. A banda então foi dada como acabada. Em 2006, a banda voltou a fazer shows com um novo vocalista, William DuVall. Eles voltaram em definitivo e lançaram dois excelentes álbuns desde então, demonstrando que, apesar de sempre sentirem a falta de Layne, eles conseguiam seguir em frente em grande estilo.



Sabine Dünser (1977 - 2006)


- Um caso menos conhecido é o da banda de metal sinfônico Elis, de Liechtenstein. O grupo estava em seu auge, fazendo sucesso no circulo do metal europeu e ampliando cada vez mais seus horizontes, quando sofreram um baque. Em 2006, a banda havia acabado de gravar seu terceiro álbum de estúdio e se preparava para sair em uma nova turnê. Eles ensaiavam as novas músicas quando a vocalista, Sabine Dünser, se sentiu mal. Ela foi levada ao hospital, onde viria a morrer um dia depois, vitima de uma hemorragia cerebral em decorrência de um AVC. Após alguns meses de luto, a banda decidiu seguir em frente, lançando o disco. Mas nada foi como antes. Após tentarem duas vocalistas diferentes e lançarem mais dois trabalhos, um EP e um álbum de estúdio, eles encerraram as atividades em 2012, para dar inicio a uma nova banda e recomeçar do zero.

Mitch Lucker (1984 - 2013)
- Considerados uma das promessas do metalcore norte-americano, o Suicide Silence vinha crescendo no cenário do metal. Até que, em dezembro do ano passado, o vocalista da banda, Mitch Lucker, faleceu em um acidente de moto. A banda realizou um show em homenagem ao cantor e, meses depois, anunciou Hernan "Eddie" Hermida (All Shall Perish) como novo vocalista. O show em memória de Lucker será lançado em DVD em 2014. 
   

Ninguém sabe ao certo o que acontece quando uma pessoa morre. Nos só sabemos o que acontece com aquelas que ficam. Como eu disse antes, a morte é a única coisa inevitável e irreparável sobre a vida. Infelizmente pessoas que amamos se vão. No caso desses artistas ficam suas obras, eternizadas para sempre na memória de seus fãs, e a certeza para seus ex-companheiros de que a vida deve continuar.