sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Blitz – 30 Anos: Multishow Registro DVD (2013)




 Por Davi Pascale

Demorou um ano, mas chegou ao mercado o show que o grupo Blitz fez na Praia de Ipanema em 16 de Dezembro de 2012 para comemorar três décadas de existência. A apresentação teve o apoio do canal televisivo Multishow e mistura clássicos do grupo com novas canções.


Muito antes de se tornar figurinha carimbada nas atrações da Globo, Evandro Mesquita chamou a atenção do país com o irreverente grupo Blitz. A banda carioca é considerada a precursora de cena conhecida como BRock, ou seja, o rock brasileiro dos anos 80. O primeiro LP a ser lançado dessa geração foi justamente a estréia dos rapazes. Intitulado de As Aventuras da Blitz, traziam em sua formação músicos como o baterista Lobão (que depois se tornaria artista solo e conquistaria as rádios durante toda a década) e a cantora Fernanda Abreu (outra que despontaria mais tarde com sucessos como “Rio 40 Graus” e “Veneno da Lata”). O disco que trazia o megahit “Você Não Soube Me Amar” e os sucessos “Geme, Geme” e “Vai, Vai Love” conseguiu ainda outro marco, as músicas “Ela Quer Morar Comigo Na Lua” e “Cruel Esquizofrenético Blues” foram censuradas de maneira cruel. Os LP´s vinham com as duas faixas totalmente arranhadas e um aviso na capa de que as faixas tinham sido propositadamente inutilizadas. Atitude vergonhosa.

Marcas do LP censurado.

Tendo origem no grupo teatral Asdrubal Trouxe o Trombone, a banda ficou famosa por ter toda uma atuação cênica durante suas performances. A nova formação ainda mantém esse espírito. O humor dos meninos é inteligente e divertido, mas para essa nova geração que cresceu ouvindo Mr Catra dizer que ele não tem a necessidade de ter uma única mulher porque o boi nunca andou com uma vaca só, a linguagem pode soar infantil.


É necessário que a galera entenda que a linguagem dessa época era outra. Era uma linguagem mais leve, mais familiar. Pra você ter uma idéia uma das musicas censuradas, não pôde fazer parte do disco só porque ele cantava frases como “peru do seu marido” e “puta que o pariu”. Acho que agora dá para entender o estardalhaço que o Camisa de Venus causou quando 3 anos mais tarde gravou uma musica com o coro de “Silvia, piranha”, né? Bem... acho que nem preciso dizer que o grupo de Marcelo Nova também foi censurado...


Tendo apenas o tecladista William Billy Forghieri e o baterista Juba da formação clássica (Lobão participou apenas do LP de estreia), os rapazes se mostraram confortáveis no palco. A banda está bem entrosada. As cantoras Andrea Coutinho e Giovanna Cursino, além de serem bonitas, cumprem bem o seu papel. São afinadas e interagem direitinho com Evandro. Claro que não dá para comparar com as performances de Marcia Bulcão e Fernanda Abreu, mas certamente não decepcionam. Evandro Mesquita continua com aquele ar de surfista malandro e está cantando bem. Por outro lado, se mexe menos no palco.

Formação atual já está junta há quase uma década.

O repertório parece ter sido escolhido a dedo. Todas as faixas marcantes estão presentes. Desde as já citadas “Você Não Soube Me Amar” e “Geme, Geme” até “Egotrip” e “Dali de Salvador” (do álbum Blitz 3, o último com a formação clássica) passando por “A Dois Passos do Paraíso”, “Weekend” “A Verdadeira Historia de Adão e Eva”. Traz ainda algumas faixas de seu mais recente álbum Skut como as divertidas “O Homem de Avental” e “Eu, Minha Gata e Meu Cachorro”. Nem mesmo a participação de Ivo Meirelles foi capaz de estragar o show. Nostálgico e divertido!

Nota: 07/10
Status: Divertido!

      Setlist:
  
      01.   Intro
      02.   Blitz Cabeluda
      03.   Vai, Vai, Love
      04.   Weekend
      05.   Betty Frigida
      06.   A Ultima Ficha
      07.   Mais Uma De Amor (Geme, Geme)
      08.   O Romance da Universitaria Otaria
      09.   Eu, Minha Gata e Meu Cachorro
      10.   Cruel, Cruel, Esquizofrenetico Blues
      11.   A Dois Passos do Paraiso
      12.   Reggae do Avião
      13.   O Homem de Avental
      14.   Volta Ao Mundo
      15.   Eu Só Ando A Mil
      16.   O Tempo Não Vai Passar
      17.   O Beijo da Mulher Aranha
      18.   Dali de Salvador
      19.   Saquarema
      20.   Perdidos na Selva
      21.   Egotrip
      22.   A Verdadeira História de Adão e Eva
      23.   Biquini de Bolinha Amarelinha
      24.   Você Não Soube Me Amar