sábado, 4 de janeiro de 2014

Rock e videogames, uma mistura perfeita

Por Rafael Menegueti

Desde que os primeiros jogos eletrônicos começaram a ser desenvolvidos, lá na década de 70, eles começaram a atrair uma legião de jovens e adultos que passaram a seguir as novidades do mundo dos games com extrema fidelidade. Hoje, a indústria dos games é uma das mais competitivas e lucrativas do mundo. Mas, afinal, por quê eu estou falando sobre isso se esse blog é sobre rock? Eu explico. Assim como o rock, os games são uma de minhas paixões. E esses dois universos sempre se encontraram, nos proporcionando muitos momentos interessantes e divertidos ao longo dos anos.

Por isso, vamos mostrar agora fatos e exemplos dessa relação entre o rock e os videogames, que sempre rendeu ótimos frutos. De trilhas sonoras a games inteiros dedicados ao tema, ambos caminham juntos desde as primeiras gerações de games criados. Vejamos se você conhece ou já jogou algum desses títulos do mundo dos gamers rockeiros.

- Corridas ao som de rock

Pra quem teve um SNES ou um Megadrive é fácil lembrar de “Rock & Roll Racing”. As pistas de corrida cheias de saltos, os carros com turbo e as explosões eram apenas um detalhe, pois todos nós gostávamos mesmo era de jogar ouvindo Black Sabbath e Deep Purple, entre outros. Recentemente um remake do jogo, chamado de “Motor Rock”, foi lançado na Steam. Outros games de corrida, como na serie “Burnout” também utilizam trilhas sonoras com muito rock para dar mais adrenalina às corridas.


- FIFA: sempre nos mostrando novos sons

Os fãs de futebol nos games conhecem bem a série FIFA. Recheado de times do mundo todo, o jogo é um dos lideres do estilo em todas as plataformas. Quem joga também deve ter reparado na grande quantidade de músicas usadas nos menus do jogo. Uma das características do jogo é que, em todas as edições, os produtores escolhem bandas alternativas, que estão começando a ficar em evidencia, para incorporar ao jogo. Nomes como Blur, Muse, Keane e The Kooks já fizeram parte da trilha do jogo. Na versão mais recente, “Fifa 14”, pode-se ouvir Nine Inch Nails, Bloc Party, Foals e Vampire Weekend, entre outros.

- Astros do rock e dos games!

Motörhead: Lemmy enfrentando rappers em cena do jogo.
Já pensou comandar Lemmy Kilmister em um jogo? Ou quem sabe Ronnie James Dio? Pois saiba que é possível! Eles e outros artistas já foram as estrelas de seus próprios jogos de videogame. Em “Motörhead”, lançado em 92 para um console da AMIGA, você podia fazer Lemmy bater em todo mundo pra resgatar seus companheiros de banda. Já em “Holy Diver” (SNES, 1989), você controlava Dio em um jogo baseado no videoclipe da música que deu nome ao game. O Kiss também teve seu próprio jogo: “Kiss: Psycho Circus: The Nightmare Child” (PC e Dreamcast, 2000), baseado nas HQs da banda. Até os góticos do Tristania tiveram seu jogo, “Tristania 3D”. Desenvolvido por alguns fãs da banda e inspirado no icônico “Wolfenstein 3D”, o jogo consistia em guiar o tecladista e compósitor da banda, Einar Moen, num cenário repleto de inimigos satanistas para resgatar a então vocalista Vibeke Stene, sequestrada para ser usada em um ritual de sacrifício. Outro jogo interessante é “Brutal Legends” (PS3 e Xbox 360, 2009), onde você controla o ator Jack Black e pode encontrar figuras como Ozzy, Lemmy e Rob Halford (com nomes trocados, mas com aparências inconfundíveis) durante a sua jornada.

- Seja você um astro do rock!


É obvio que não podia faltar o maior sucesso de todos em matéria de rock em games: as séries “Guitar Hero” e “Rock Band”. A ideia é muito simples e interessante. Varias faixas originais de grandes nomes do rock e do metal estão reunidas e você reproduz os sons das guitarras, ou dos outros instrumentos, no caso do “Rock Band”, e participa da banda por alguns momentos. Os controles usam cores no lugar de notas musicais, e se assemelham a jogabilidade daqueles jogos de dança que surgiram algum tempo antes. a diferença esta no fato de que dessa vez, você toca os instrumentos musicais fictícios. Diversão certa para a galera em reuniões ou festinhas! E ainda existem as versões voltadas para bandas especificas. Aerosmith, Beatles, Metallica e Green Day, entre outros, já ganharam versões exclusivas desses sucessos. Com tudo isso ficou fácil para os produtores terem certeza de que esses seriam os maiores sucessos em matéria de jogos musicais.