terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Rock e Pop de Mãos Dadas


Por Davi Pascale

No ano passado tivemos mais uma edição do Rock In Rio e mais uma vez retornaram os comentários esdrúxulos. Como assim fulano de tal no Rock In Rio? Isso não é rock! Parece que a galera faz questão de esquecer duas coisas: 1) O Rock In Rio sempre foi isso, desde a primeira edição. Em 1985, embora tenha ocorrido shows de gigantes do rock como Iron Maiden, AC/DC, Ozzy Osbourne, Whitesnake, Scorpions e afins, também teve shows do porte de Elba Ramalho, B 52´s, Moraes Moreira, etc etc etc. Embora eu respeite cada um desses artistas, eles não são rock, certo? 2) Musica pop e rock n roll, muitas vezes, andam  de mãos dadas. E esse é o assunto do tópico de hoje.

Outros assuntos que renderam nos últimos tempos foram: a participação da cantora Kesha no ultimo disco do Alice Cooper e os boatos de que a Lady Gaga poderia gravar uma música com o Kiss. Os mais jovenzinhos podem reclamar por desconhecer um pouco a historia (o que nesse caso, é normal, ninguém nasce sabendo). Os mais velhos, entretanto, parece que reclamam só para poderem se passar por críticos musicais. Porque, honestamente, essa história não é de hoje. Seja por camaradagem, seja por admiração ou ainda por uma tentativa de conquistar um novo publico, a verdade é que os músicos não tendem a ter todo esse temor que os fãs possuem.

Grupo Kiss junto com a cantora Lady Gaga

Por exemplo, na década de 80, o LP Thriller do Michael Jackson foi uma febre. O álbum atingiu a impressionante marca de 80.000.000 de cópias vendidas. Os jovens tentavam imitar seus passos. As garotas gritavam por ele. E os roqueiros se renderam a ele. São vários cruzamentos do Michael Jackson com o universo rock. Nesse LP em questão, por exemplo, tiveram 3 musicas que foram executadas à exaustão nas rádios: “Thriller”, “Billie Jean” e “Beat It”. Essa ultima, tem um solo de guitarra marcante que foi gravado por ninguém mais, ninguém menos do que Eddie Van Halen. Outro famoso guitarrista do rock que chegou a gravar com o Rei do Pop foi o Slash (que naquele tempo fazia parte do Guns n Roses). Isso sem contar na versão que Michael fez de Come Together (Beatles), dos duetos realizados com Paul McCartney e sem contar também que foi ele quem descobriu a cantora Sheryl Crow, que fez muito sucesso na década de 90. Para quem não sabe, ela foi backing vocal na turnê do Bad.

Outro famoso e influente guitarrista que chegou a gravar com uma artista pop foi o Lenny Kravitz. Nesse caso, ele não apenas participou das gravações como compôs a música “Justify My Love” para o álbum Immaculate Collection da Madonna. Já ocorreu o contrário também. De um artista pop escrever para um artista de rock. O cantor Bryan Adams participou do processo de composição de “War Machine” do Kiss, lançada no Creatures of the Night, considerado um dos álbuns mais pesados dos mascarados.

Lenny Kravitz já escreveu música para a Madonna

Já ocorreu ainda de um artista pop se tornar uma estrela do rock. Alanis Morissette é um exemplo. Antes de conquistar o mundo com um disco fortemente influenciado pelo rock alternativo, o cultuado Jagged Little Pill, ela chegou a lançar no Canadá dois trabalhos (já utilizando o nome que a tornaria famosa) que era um pop dançante no melhor estilo Paula Abdul, com direito a coreografias e tudo mais. Billy Idol, vocalista da banda punk Generation X, conquistou as rádios na década de 80 com canções pop como “Eyes Without a Face” e “The Cradle of Love”.

Sem contar nos covers. A cantora colombiana Shakira já gravou “Back In Black” (AC/DC), “Nothing Else Matters” (Metallica) e cantou “Dude (Looks Like a Lady)” (Aerosmith) na frente do grupo original. Ricky Martin chegou a gravar “Day Tripper” (Beatles). O inverso também já ocorreu. Gamma Ray gravou “It´s A Sin” (Pet Shop Boys), Jeff Scott Soto fez uma versão de “Frozen” (Madonna). Sem contar, no recém lançado tributo ao Michael Jackson com um cast formado apenas com artistas do universo heavy metal.

Shakira cantou em show em homenagem ao Aerosmith

Outro dado interessante é que o Rock In Rio I, tão cultuado entre os amantes de som pesado, só aconteceu porque havia uma cena de rock expressiva se iniciando no país naquele momento. Foi o sucesso de grupos como Blitz, Kid Abelha e Barão Vermelho que levou Roberto Medina a acreditar que havia público para aquele tipo de evento no Brasil. Reparem que 2 dos 3 nomes citados tem um pé na musica pop. E foi esse evento que trouxe pela primeira vez ao Brasil alguns dos grandes nomes do metal.


Tudo isso serve para demonstrar de uma vez por todas que o rock n roll e o pop andam, sim, de mãos dadas. Esses exemplos que citei aqui são apenas alguns de centenas de casos ocorridos. É, meus amigos, artista não dá importância para rótulo. Portanto, cuidado na hora de tirar sarro do seu amigo roqueiro que tem discos pop em casa. E cuidado na hora de tirar sarro sobre a escalação de algum artista em um próximo megafestival. Afinal, ele poder ser o próximo parceiro de um de nossos ídolos...