sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

70 anos de Jimmy Page

por Rafael Menegueti

O gênio da guitarra Jimmy Page
Ontem (09/01) uma das grandes lendas da guitarra e do rock completou 70 anos de vida: Jimmy Page. O lendário guitarrista do Led Zeppelin e do Yardbirds possui um imenso legado na historia da música. Dono de uma técnica inigualável, suas criações influenciaram, e continuam influenciando, inúmeras bandas e guitarristas ao longo dos anos. Qualquer garoto que começa a tocar guitarra logo estará tirando algum clássico do Led Zeppelin, e descobrindo assim um pouco da genialidade de Page.

Natural de Heston, Inglaterra, Page começou sua carreira como músico de estúdio, gravando com vários artistas. Na década de 60, fez parte do grupo Yardbirds, do qual também fez parte outro gênio das seis cordas, Eric Clapton. Após sua saída do grupo, ele fundou o Led Zeppelin (o primeiro nome foi New Yardbirds), em 1968. Com a banda, lançou dez álbuns de estúdio, com uma infinidade de clássicos do rock. Para muitos, é dele o titulo de melhor solo de todos os tempos, na música “Stairway to Heaven”, inconfundível para qualquer ouvido que conheça música.

Após o fim do Led Zeppelin, em 1080, ele ainda gravou vários outros trabalhos, acompanhando outros grandes nomes como David Coverdale (Coverdale Page), Paul Rodgers (The Firm) e a banda Black Crowes. Sem falar nos trabalhos ao lado do ex-companheiro de Zeppelin, Robert Plant, lançados ao longo dos anos.
Page na juventude
Esperamos que ele ainda siga nos presenteando com sua incrível habilidade com a guitarra por muito mais tempo, quem sabe até em uma nova reunião do Led (boatos sempre rolam a respeito disso). Fica aqui a nossa homenagem a mais esse herói da historia do rock.