quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O inferno do As I Lay Dying

por Rafael Menegueti
Os membros do As I Lay Dying, com Tim Lambesis ao centro
Considerada uma das maiores bandas de metalcore do mundo, o As I Lay Dying foi formado por jovens cristãos em San Diego, nos Estados Unidos. A banda lançou sete álbuns de estúdio e em todos eles encontramos a base do que a banda sempre foi: uma banda pesada, agressiva no som, mas que busca passar mensagens de reflexão e apoio aos seus ouvintes. A crença dos seus integrantes no cristianismo sempre foi aberta e declarada, de forma que a banda chega a ser considerada uma banda de metal cristã, mesmo não tendo mensagens religiosas em suas músicas, apenas referencias ao evangelho.

Adeptos de um discurso centrado e sereno, foi surpreendente ver como as coisas mudaram de maneira turbulenta para eles no último ano. O vocalista Tim Lambesis, de bom moço do metal, passou a ser uma figura controversa e irreconhecível. E ninguém consegue entender o porque disso tudo.

Tudo começou quando, em 7 de maio de 2013, Tim foi preso sob acusação de ter pagado um assassino de aluguel para matar sua ex-esposa, Meggan Lambesis. O plano teria sido descoberto antes de ser executado, e Lambesis virou o centro de um mistério que ninguém, nem os próprios companheiros de banda conseguem explicar.

Conforme o tempo passa, as informações sobre o que aconteceu vão ficando cada vez mais confusas. O que teria motivado o vocalista conhecido por sua posição religiosa a tramar a morte de sua ex-mulher? Segundo a própria, Tim já nem era mais tão religioso. Em entrevista, Meggan chegou a afirmar que Tim estava mudado. Ele desenvolveu um estranho vicio por musculação, passou a usar esteróides, se isolou da família e perdeu a crença em Deus.

O casamento dos dois havia ruído em setembro de 2012, e Lambesis havia seguido em turnê com a banda, até que, após voltar aos EUA, foi preso. Nenhum dos membros do As I Lay Dying conseguiu explicar o que ocorreu. Pelo Facebook, a banda apenas afirmou “saber tanto dos fatos quanto todos vocês (fãs da banda)”. Em audiência, Lambesis se declarou inocente. Após pagar fiança e ser solto, o músico postou uma extensa nota em seu blog, onde tentou falar sobre o ocorrido, pelo menos o que o tribunal permitia que ele dissesse, mas horas depois o post foi apagado.
Tim Lambesis durante audiência nos EUA
Nele lia-se varias referencias literárias de textos que o músico vinha estudando, mas sem muito contexto. A única parte que parece fazer mais sentido, era um trecho onde ele afirmava que, após anos de tentando defender suas crenças, não era possível que ele se afirmasse cristão diante das evidencias, e que esses pensamentos estavam presentes em parte das letras do álbum Awakened, ultimo lançado pela banda.


Após duas audiências adiadas, a mais recente em janeiro desse ano, ainda não ficou totalmente claro o que houve. Nem mesmo está claro se Tim realmente cometeu o crime do qual é acusado. Em meio à nuvem de duvidas, os fãs da banda estão atordoados e sem saber o que pensar ou acreditar. Nem mesmo os outros membros da banda se pronunciam sobre isso. Resta esperar os próximos capítulos dessa novela, e torcer pra que as coisas fiquem mais claras, pelo bem de todos.