domingo, 16 de fevereiro de 2014

Sebastian Bach – Abachalypse Now (CD + DVD)



Por Davi Pascale

E eis que Sebastian Bach solta mais um registro ao vivo.  Se os fãs do Skid Row ainda aguardam por um registro de uma apresentação (seja com Sebastian Bach, seja com Johnny Solinger), o cara já está em seu terceiro.  Logo que se lançou solo, colocou nas lojas o CD Bring ´Em Bach Alive, antes mesmo de um álbum de inéditas. Em 2004, lançou o DVD Forever Wild e agora lança esse Abachalypse Now.

Vejo dois grandes problemas aí. O primeiro é que da época de Bring ´Em Bach Alive (lançado originalmente em 1999) até os dias atuais ele lançou apenas dois trabalhos autorais (isso se não contarmos o Frameshift e o The Last Hard Men, é claro). Ou seja, muito material ao vivo em pouco tempo. E o segundo grande problema é que mesmo tendo lançado dois excelentes discos solo (Angel Down e Kickind And Screaming) o cara ainda foca seu repertório nos tempos do Skid Row. Já passou da hora de inverter o jogo. Se ele quiser conquistar seu espaço como artista solo e parar de ser citado toda hora como ex-vocalista do Skid Row, irá precisar investir mais no seu próprio material. 3 ou 4 músicas de sua ex-banda já estaria de bom tamanho. Caso contrário, seria melhor voltar para a mesma. Ou não...

Como assim? Sejamos francos. Embora seja um bom cantor, o rapaz nunca conseguiu interpretar as músicas de sua antiga banda da maneira como foram concebidas. Nunca cantou no tom do disco e nunca fez os gritos que fazia no CD. Nem nos tempos de sua juventude, nem agora. Lembro que assisti o Skid Row em 1996 e voltei para casa frustrado com a performance do cantor. E a situação não mudou muito. O assisti novamente junto com o Guns n Roses em 2010, já como artista solo, achei a apresentação boa, mas ainda distante dos trabalhos de estúdio. Acompanhei, depois disso, a transmissão do Rock in Rio e achei horrível. Ou seja, ele varia de ruim para bom. Enquanto que em estúdio faz um trabalho matador. O trabalho vocal que fez no álbum Slave To The Grind ainda impressiona.

Nesse pacote temos três shows diferentes: Hellfest, Nokia e Graspop. Ambas gravadas em 2012. As duas primeiras também foram registradas em CD. Por conta disso, o áudio foi refeito em estúdio. É comum os artistas entrarem em estúdio para corrigirem os erros, antes de lançarem o produto no mercado. E o cara fez isso. E o problema é que é nítido. Quando assistimos aos vídeos desses shows em especial, flagramos vários momentos onde ele fecha a boca e a voz continua saindo. Não sei o que você leitor pensa disso, mas esse tipo de situação costuma me desanimar um pouco. O show do Graspop está apenas no DVD e é o único a contar com o áudio original da apresentação. É onde podemos ver o quanto ele realmente está cantando. Se Sebastian, por um lado não faz feio, por outro também não impressiona. Manda muito bem nas poucas musicas de seus discos solo e deixa a desejar nas musicas do Skid Row. Essa é a impressão que fica assistindo ao unico registro sem gambiarra.

Sebastian Bach ainda vive na sombra do Skid Row

Resumindo. As músicas são boas, a banda é boa, a qualidade de imagem é boa, a qualidade de áudio é boa, a presença de palco dele é espetacular. Sem contar que o cara tem um carisma inacreditável. Entretanto, tem que parar de viver do passado. Sebastian Bach é um dos poucos artistas dessa época que continua nos entregando álbuns incríveis com canções memoráveis. Por que não se aproveitar disso? Por que não começar um segundo capítulo da historia no lugar de ficar revivendo tempos antigos? Ele ainda é muito novo para isso. Um trabalho divertido, mas sem muita razão de ser...

Nota: 07/10
Status: Divertido

Faixas:

- Hellfest:
Slave To The Grind
Kicking & Screaming
Here I Am
Big Guns
Piece Of Me
18 & Life
American Metalhead
Monkey Business
I Remember You
Youth Gone Wild

- Nokia:
Big Guns
(Love Is) a Bitching
Piece of Me
18 & Life
American Metalhead
Monkey Business
I Remember You
TunnelVision
Youth Gone Wild

- Graspop:
Kickin and Screaming
Dirty Power
Here I Am
Big Guns
18 & Life
American Metalhead
Monkey Business
I Remember You

TunnelVision