sábado, 8 de março de 2014

As 20 melhores vocalistas do metal (parte 2)

Por Rafael Menegueti


Seguindo com a lista, agora o top 10.

10. Cristina Scabbia (Lacuna Coil)


O Lacuna Coil nasceu na Itália criando um som que mistura metal alternativo com influencias do metal sinfônico e gótico. A banda tem dois vocalistas, Andrea Ferro, fazendo a voz masculina, e Cristina Scabbia. A moça tem um estilo bem intenso, que foge um pouco da leveza tradicional que as vocalistas costumam levar a bandas como essas. Cristina também já fez uma participação especial em um single do Megadeth, a regravação de “À Tout Le Mond”, de 2007.

09. Amanda Somerville (Trillium, Kiske/Somerville)


Esse é um nome bem menos conhecido, mas sua voz não é tão desconhecida assim. Isso porque Amanda construiu sua carreira como uma backing vocal de nomes como After Forever e Epica. A norte-americana depois começou a fazer participações em projetos como o Avantasia, Se uniu a Michael Kiske no Kiske/Somerville, e mais tarde lançou sua própria banda, o Trillium. Amanda possui uma técnica clássica impecável no estilo meio soprano. Ela também costuma aparecer na produção de linhas vocais e co-escrevendo letras para o Epica.

08. Elize Ryd (Amaranthe)


Elize é o tipo de vocalista poderia cantar o que quisesse. Essa sueca tem uma das vozes mais incríveis que eu já ouvi. Poderia cantar soul, pop, jazz, mas preferiu o metal. Tanto que sua banda, o Amaranthe, é uma das mais criativas e diferentes do cenário atual, misturando metal com elementos de música eletrônica e até dance. Eliza ainda tentou entrar no Nightwish antes de formar sua banda, e fez participações mais recentes com o Kamelot e o Timo Tolkki’s Avalon.

07. Liv Kristine (Leaves’ Eyes)


Dona de um estilo bastante suave e próprio para o folk metal, Liv começou sua carreira no extinto Theatre Of Tragedy. Depois, formou com o marido Alexander Krull o Leaves’ Eyes, onde misturam metal sinfônico e folk metal. Liv também lançou trabalhos solo, e fez participação no primeiro álbum do Delain, “Lucidity”, onde faz os vocais principais na faixa “A Day for Ghosts”.

06. Sharon den Adel (Within Temptation)


Um dos grandes nomes do metal sinfônico, os holandeses do Within Temptation contam com a melodia suave e melancólica da voz de Sharon den Adel como uma de suas principais características. Sharon tem uma presença de palco única e é idolatrada pelos seus fãs. Assim como Liv Kristine, Sharon também cantou no álbum de estréia do Delain, na faixa “No Compliance”.

05. Tarja (ex-Nightwish, solo)


A primeira e icônica vocalista do Nightwish é talvez a mais idolatrada e elogiada entre todas as vocalistas do metal sinfônico mundial. A finlandesa é influencia para praticamente todas as vocalistas do estilo que surgiram após ela. Sozinha já poderia ser a numero 1 dessa lista. Só não é porque eu não quis. Tarja é uma cantora com formação clássica em ópera, e que conseguiu com seu estilo influenciar toda uma geração no metal sinfônico e gótico. Hoje, segue na ativa com uma brilhante carreira solo.

04. Alissa White-Gluz (The Agonist)


Se Angela Gossow é a rainha do metal extremo, Alissa é a princesa. A diferença na minha opinião é que ela tem uma dose a mais de talento do que a vocalista do Arch Enemy. Isso porque a canadense não só faz guturais impressionates (até melhores que os de Gossow, na minha opinião), como também tem uma bela voz quando canta de maneira limpa. Alissa é dona de uma personalidade forte, extremamente ligada a atividades de preservação ambiental e dos direitos dos animais. E é extremamente versátil na sua carreira musical. Ela vai ao caos, veloz e pesado no death metal de seu The Agonist, faz belos arranjos vocais ao lado do Kamelot em turnês, e mais recentemente foi anunciada como participação especial no novo disco da banda de metal sinfônico Delain.

03. Charlotte Wessels (Delain)


Falando em Delain, chegou a hora de Charlotte Wessels. A ruiva holandesa é particularmente a minha vocalista favorita, e toca em uma das bandas mais coesas e entrosadas que eu já conheci. Charlotte é o carisma em pessoa, sabe escrever ótimas músicas e tem um estilo leve e suave, mas ao mesmo tempo bem alinhado com o peso que o metal sugere. Com o Delain, faz um metal sinfônico próximo do rock mais tradicional, com levadas mais radiofônicas e um estilo bem alternativo. Charlotte também começou sua carreira em um projeto chamado Infernorama, e também já fez participações especiais com o Serenity e o Nemesea.

02. Simone Simons (Epica)


Tarja influenciou quase todas as vocalistas de metal sinfônico que surgiram após ela, e Simone Simons é a sua melhor seguidora. A vocalista holandesa do Epica nunca escondeu que foi após ouvir Tarja cantando que ela se interessou por metal. Simone tinha apenas 18 anos quando entrou, escondida dos pais, no Epica. E logo se tornou numa das vocalistas mais habilidosas do mundo. Com sua voz meio soprano de tirar o fôlego, ela vem definindo um estilo que une o canto clássico ao metal sinfônico progressivo criado por Mark Jansen. Não é a toa que o Epica é considerado a maior banda do gênero atualmente. Também já cantou com MaYaN e Kamelot.

01. Floor Jansen (Nightwish, ReVamp, ex-After Forever)



A grande vocalista da nossa lista é, sem duvidas, a mais ativa e versátil de todas. Floor é uma vocalista de metal feminino completa. Começou sua carreira no After Forever, banda que alinhava o estilo do metal gótico sinfônico com influencias de metal clássico como nenhuma outra. Desde aquela época ela surpreendia com um vocal de estilo clássico, meio soprano mas forte, impactante, que preenchia o ambiente. Com o tempo essa força foi aumentando, tanto quanto a estatura dessa holandesa. Após o final do After Forever, formou o ReVamp, onde deu prosseguimento a essa imposição de usa voz. Seu estilo agressivo e sua atitude no palco me faz lembrar de todos os grandes nomes do metal clássico, como Bruce Dickinson e Rob Halford, e para mim ela não perde pra nenhum deles. Quando entrou para o Nightwish, provou que sua voz também tem força para um estilo mais clássico e deu uma nova e interessante cara ao grupo finlandês. Também participou do projeto MaYaN, de Mark Jansen. E agora, ainda se arrisca nos guturais com o ReVamp. E faz bonito nisso também. Por isso ela merece o primeiro lugar da minha lista com folgas.