segunda-feira, 24 de março de 2014

Metallica – Estádio do Morumbi, São Paulo (22/03/2014)

Por Rafael Menegueti

Nesse último sábado (22) o Metallica passou mais uma vez pela cidade de São Paulo. Dessa vez, a maior banda de metal do mundo passou por pela cidade com sua turnê mais inovadora, a “Metallica By Request”. A ideia é simples e ao mesmo tempo genial: deixar os fãs escolherem, através de uma votação na internet, o setlist do show. E se tratando de Metallica, essa experiência só poderia ser memorável.

James Hetfileld durante o Show
A noite começou com uma surpresa negativa. O Raven, banda clássica do metal inglês, fez uma das piores apresentações que eu vi na vida. Foram inúmeros problemas técnicos, causados pela ausência de passagem de som. A banda precisou começar o show duas vezes, pois o som simplesmente não saia. Os microfones não funcionavam direito, e cobriam os outros instrumentos dos músicos. A banda dos irmão Mark e John Gallagher ainda subiu no palco atrasada e sem empolgação. O publico praticamente os ignorou. Um show fraco e indigno de uma banda com a importância da mesma. Só arrancaram alguns aplausos quando decidiram mandar um Black Sabbath, mas mesmo assim, foi um alivio o fim do show deles.

A decepção causada pelo Raven parecia ter ocorrido numa realidade alternativa ao que os fãs presenciaram depois, quando o Metallica finalmente subiu ao palco do Morumbi. Debaixo de uma forte chuva e com mais de 60 mil pessoas alucinadas no estádio, a banda morte-americana fez um show impecável. Abrindo com dois clássicos empolgantes, “Battery” e “Máster of Puppets”, a banda demonstrou sua marca registrada: um show agitado e alucinante.

O baterista Lars Ulrich em ação
Durante toda a apresentação, a banda fez questão de mesclar seus clássicos mais pesados e as baladas para dar mais harmonia ao setlist escolhido pelos brasileiros. Ignorando totalmente a chuva, eles deram mais uma vez a certeza do porque são considerados os melhores do mundo, levando os fãs ao delírio com faixas como “Fuel”, “The Unforgiven”, “Sad But True”, “One”, “Nothing Else Matters” e “Creeping Death”. Apesar de faixas óbvias, elas sempre são certeza de sucesso. Mas o êxtase total veio com “Enter Sandman”, maior clássico do álbum preto e que encerrou a primeira parte do show. Vale lembrar também que a nova música, “Lord of Summer”, foi outro momento alto do show. Ela mostra como definitivamente o Metallica ainda pode lançar músicas em grande estilo.

No bis, a banda soltou mais alguns momentos marcantes. “Whiskey In The Jar”, cover que a banda não tocava desde 2009, fez a alegria dos fãs mais abertos à fase mais comercial da banda. “The Day That Never Comes”, melhor e única faixa de “Death Magnetic” tocada no show, escolhida pelos fãs por SMS durante a apresentação, foi muito bem executada. A banda encerraria a apresentação com mais um clássico, “Seek & Destroy”, do álbum “Kill ‘em All”, deixando o publico completamente sem palavras.

Choveu bastante durante o show
Em um show onde a interação com o público foi o maior destaque, inclusive com fãs do fã clube da banda no palco, o Metallica fez uma de suas melhores aparições no Brasil. Sendo o setlist exatamente como os fãs queriam, e com momentos memoráveis e com a assinatura do Metallica, o show não poderia ter sido melhor.

Nota: 10
Status: De tirar o fôlego

Setlist:

Battery
Master of Puppets
Welcome Home (Sanitarium)
Fuel
The Unforgiven
Lords of Summer
Wherever I May Roam
Sad But True
Fade to Black
And Justice for All
One
For Whom the Bell Tolls
Creeping Death
Nothing Else Matters
Enter Sandman


Encore:
Whiskey In The Jar
The Day That Never Comes
Seek & Destroy