quarta-feira, 2 de abril de 2014

Os maiores festivais de rock do mundo

Por Rafael Menegueti

Nesse final de semana ocorre em São Paulo o Lollapalooza, a edição nacional de um dos maiores festivais de rock do mundo, idealizado pelo líder do Jane’s Addiction, Perry Farrell. Alias, o Brasil tem sido roteiro frequente de grandes festivais de música, como o Rock In Rio, o SWU, o próprio Lolla e o Monsters of Rock. Esse tipo de festival atrai milhares de fãs que passam o dia rodeados por palcos e atrações de todos os tipos, já que esses festivais sempre trazem algo a mais do que os shows.

Se aqui no Brasil os line-ups dos grandes festivais já nos fazem ficar empolgados, é porque a gente ainda não tem a variedade e a qualidade dos festivais do exterior, senão, a gente ia pirar. Onheça agora alguns dos festivais de rock mais importantes e interessantes do mundo:

Graspop Metal Meeting (Bélgica)

O palco do Graspop Metal Meeting em 2012
Desde 1996, na cidade de Dessel na Bélgica, ocorre o Graspop Metal Meeting, um dos melhores e mais variados festivais de metal da Europa. O publico anual gira em torno de quase 150 mil pessoas. Nomes como Iron Maiden, Black Sabbath, Kiss, Slipknot, Epica e Dimmu Borgir já estiveram entre as principais atrações. Ele também costuma ser transmitido pela internet. Esse ano, serão cinco palcos, e os principais headliners são Avenged Sevenfold, Black Sabbath e Megadeth. Ele ocorrera entre 27 e 29 de junho.

Imagem do flyer da edição 2014 do Graspop
Download Festival (Inglaterra)

O palco do Download, na Inglaterra
O festival que ocorre anualmente em Leicestershire, na Inglaterra, é o sucessor do Monsters of Rock inglês. Ocorre desde 2003 e é considerado o principal festival de rock do Reino Unido. O festival é bem variado, indo do hardcore ao Black metal entre suas atrações. Linkin Park, Bullet for My Valentine, Iron Maiden, Slipknot (que inclusive lançou um DVD gravado lá) e Guns ‘N Roses já foram headliners. Esse ano Avenged Sevelfold novamente, Aerosmith, Rob Zombie e Within Temptation estão entre as principais atrações.

70000 tons of Metal (Miami, EUA)

O palco principal do 70000 Tons of Metal, 
Esse festival é no minimo interessante. Tratasse de um cruzeiro que sai de Miami, no navio MS Majesty of the Seas, e conta com varias bandas que tocam durante o percurso em alto mar. São cinco dias e duas áreas diferentes onde os fãs podem conferir duas apresentações de cada banda, alem de conviver com os músicos durante a viagem. Foram quatro edições até hoje, a primeira em 2011. Entre as bandas que já embarcaram estão Lacuna Coil, Stratovarius, Kamelot, Blind Guardian, Delain, Epica, Symphony X, entre muitos outros. Ainda não há confirmações para a edição 2015 do evento.

O MS Majesty of the Seas, navio onde ocorre o festival

Wacken Open Air (Alemanha)

Os lendários palcos do Wacken Open Air
Essa é a terra santa dos metaleiros. O maior festival do mundo, sem sombra de duvidas. Começou em 1990 como um festival pequeno, com poucas bandas, nem muito populares, na pequena cidade de Wacken, na Alemanha. Ao longo dos anos foi crescendo, e em 98 já era um dos maiores festivais do verão europeu. O festival tem de tudo, bandas novas disputando o Metal Battle (duas bandas brasileiras já venceram a competição, o Torture Squad e o Tuatha de Danann), lojinhas com camisetas, CDs e acessórios das bandas, e fãs de todo o mundo, criando uma atmosfera de encontro mundial de metaleiros e figurões. Varias bandas já lançaram DVDs com shows gravados lá, entre elas o Lacuna Coil, o Nightwish, Twisted Sister, Ministry e por aí vai. São três dias de festival, geralmente no inicio de agosto, onde todos os estilos de heavy metal se encontram. O publico costuma beirar a casa das centenas de milhares, e a cada ano o festival vai se espandindo. Em 2014, entre as principais atrações estão Avantasia, Arch Enemy, Motörhead, Megadeth, Saxon, Children of Bodom, Apocalyptica e Amon Amarth.