quinta-feira, 10 de abril de 2014

Quando o destino age a favor do rock...

Por Rafael Menegueti

- Antes de fazer sucesso com o Hole e se casar com Kurt Cobain, Courtney Love era uma aspirante ao sucesso em outra banda famosa, o Faith No More. Ela foi vocalista do grupo por pouco tempo, antes de a banda começar a fazer sucesso (veja no vídeo abaixo, em inglês). Me parece que essa mudança veio para o bem, imaginem o Faith No More com ela nos vocais... MEDO!


- Elize Ryd, vocalista do Amaranthe, quase foi vocalista do Nightwish. Ela tentou a vaga após a saída de Tarja, em 2005, enviando uma demo cantando músicas do Nightwish ao líder da banda, Tuomas Holopainen (ouça a versão dela de Nemo no vídeo abaixo). Ela quase ficou com a vaga, não fosse tão jovem e inexperiente. No fim, ela até acabou cantando com o Nightwish em um show nos EUA, quando Anette Olzon saiu da banda no meio da turnê. E o Amaranthe, sua futura banda, virou uma das novas revelações do metal sueco.

Elize Ryd quase foi vocalista do Nightwish


- Após a morte do seu baterista original, The Rev, o Avenged Sevenfold convidou o ídolo dele, Mike Portnoy para tocar com a banda no álbum “Nightmare”, e também na turnê que seguiria. Portnoy anunciou sua saída do Dreamtheater pouco tempo depois, dando indícios de que poderia ser efetivado na banda. Mas não foi. Ele saiu no começo de 2012, e acabou se envolvenso em novos e excelentes projetos como o Adrenaline Mob (do qual ele também já saiu) e o The Winery Dogs.

Portnoy tocando com o Avenged Sevenfold
- Após ser chutado do Metallica, Dave Mustaine não se abateu e fundou a banda que viria a ser, de certa forma, a maior rival do grupo de San Francisco, o Megadeth. De fato, a rivalidade nutrida, principalmente pelos fãs da banda, acabou sendo um dos maiores combustíveis do thrash metal criado pelas duas bandas. As diferenças entre elas já foram deixadas de lado, mas se não fosse esse fato, talvez não tivéssemos essas duas grandes bandas, nem o sucesso das turnês do Big 4 (Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax).

Mustaine: azar no Metallica, sorte no Megadeth
- A morte do vocalista do Mother Love Bone, Andrew Wood, foi uma das maiores tragédias da cena de rock alternativo de Seattle, onde o grunge cmeçava a ganhar força. A homenagem feita pelos seus ex-companheiros Stone Gossard e Jeff Ament, no entanto, deu vida nova ao movimento. Ao lado de Matt Cameron e Chris Cornell, do Soundgarden, alem do desconhecido Eddie Vedder, formou o projeto Temple of the Dog, um dos melhores trabalhos do grunge. Mais tarde, os mesmos Ament e Gossard se juntaram a Vedder fundando o Pearl Jam, um dos maiores nomes do rock, e que continua na ativa até hoje.

Mother Love Bone: o grunge cresceu graças a eles
E aí? Você também acha que o destino mexe os seus pauzinhos pra ajudar os músicos?