terça-feira, 15 de abril de 2014

AC DC – Fim da banda?





Por Davi Pascale

Essa madrugada, duas notícias envolvendo o grupo australiano AC/DC chocaram os fãs de som pesado em todo o mundo. A primeira é de que a banda havia decidido por encerrar as atividades. Ninguém esperava. Haviam rumores de uma nova turnê e até mesmo de um novo álbum. E a segunda é de que a decisão havia sido tomada por conta do guitarrista Malcolm Young estar gravemente doente.

A história toda começou a partir de um depoimento de Peter Ford, radialista da estação australiana 3 AW. “Me disseram que a turnê não vai acontecer e que nunca mais veremos o AC/DC gravando ou excursionando novamente”, declarou o rapaz. Esse não foi o único comentário feito pelo profissional da imprensa. “A informação que tenho é de que Malcom Young, um dos fundadores do grupo, recentemente voltou para a Australia para viver com a família e, por motivos particulares, não quer mais continuar com a banda”. Outra rádio australiana, a 6PR, também confirmou a noticia e afirmou que o guitarrista estaria doente.

Peter Ford, ao que tudo indica, não é um jornalista muito bem visto. Muitos não levam seu trabalho a sério por conta dele ser um entertainment repórter, algo como se fosse um jornalista de fofocas. As opiniões nos fóruns de sites internacionais estavam divididas. Muitos lamentavam a notícia e muitos diziam não confiar em nada do que vem da boca de Peter Ford.

Entretanto, mais uma confirmação veio à público por meio de uma ferramenta cada vez mais utilizada entre os artistas: o twitter. Ao que tudo indica, Mark Evans, filho de Dave Evans (primeiro vocalista do AC/DC), teria escrito o seguinte post: “Malcolm Young está muito doente. Ross Young (filho de Malcolm) falou com meu pai essa manhã. Depois que a coisa se tornou pública. Sim, a banda vai acabar. Sem novos shows e novas músicas”.

Saúde de Malcom Young seria a grande razão do fim das atividades

Segundo consta, os músicos teriam feito um pacto de que ninguém mais seria substituído e, com isso, as atividades chegariam ao fim. Muitos boatos começaram a rolar em torno de sua saúde falando sobre câncer e sobre alzheimer. Darryl Mason, respeitado jornalista de rock australiano, postou que “quando o AC/DC se reuniu recentemente para ensaiar, Malcolm Young descobriu que havia esquecido como tocar, devido à um coágulo no cérebro”.

Segundo o jornalista, 3 semanas atrás o músico havia sofrido um derrame que seria a origem do tal coágulo. Em um artigo intitulado “RIP AC/DC: 1973-2014”, escreveu que “embora seus amigos tenham descrito sua condição como séria, isso não quer dizer que ele não irá se recuperar. Há pessoas que se recuperam de derrame”. Mais uma vez, afirma o final da banda, como o nome de sua reportagem entrega “Embora Angus Young seja mais famoso, AC/DC é a banda de Malcom Young. Ele começou a banda junto com George Young (ex-Easybeats) e encorajou seu irmão mais novo Angus, a se juntar à eles. AC/DC chegou ao fim”. 

Em contrapartida, o canal de noticias The Australian noticiou de que essa história não tem sentido, uma vez que o grupo teria seis semanas agendadas para a gravação de um novo álbum a partir de 1 de Maio em Vancouver. Entretanto, o plano de gravar um novo álbum havia sido noticiado por Brian Johnson em Fevereiro. Na ocasião, ele já havia dito o mês e a cidade onde seria gravado. Portanto, o estúdio poderia ter sido agendado antes de toda a confusão.

Até o fechamento dessa reportagem, a banda ainda não havia se posicionado. Dizem que a noticia será dada amanhã em uma coletiva de imprensa. Ainda tenho esperanças de que tudo isso seja boatos e de que a banda volte com tudo sem deixar pedra sobre pedra. Agora é esperar pelo posicionamento dos músicos para saber o que há de verdade nisso tudo. Se todas as informações se confirmarem, o rock n´ roll perde mais um de seus grandes nomes. Não importa o que aconteça, AC/DC já é dono de um capítulo na história do rock n´ roll. Não há dúvidas!