quarta-feira, 16 de abril de 2014

Adrenaline Mob – Men of Honor (2014)

Por Rafael Menegueti

Adrenaline Mob - Men of Honor
Uma verdadeira aula de como fazer rock n’roll. É assim que eu defino o novo álbum da banda de heavy metal americana Adrenaline Mob. Considero essa uma das melhores e mais selvagens bandas da atualidade. Cheia de groove e com uma pegada intensa, a banda já havia arrasado com seu debut, “Omertá”, alem do ótimo EP de covers “Covertá”. Agora, em “Men of Honor”, a banda confirma a sua genialidade.

O vocalista Russell Allen, conhecido por seu trabalho em bandas como o Symphony X, mostra um entrosamento com esse estilo mais pegado e agitado, que faz bem o seu estilo. É como se a voz dele tivesse sido feita pra isso. Nesse disco ele conseguiu mandar ainda melhor que no primeiro. A parceria criativa com o guitarrista Mike Orlando rendeu músicas que abordam a fórmula clássica e definitiva de se fazer rock de qualidade. A começar com “Mob Is Back”, faixa que abre o trabalho.

Na bateria a banda conta com uma novidade. A.J. Pero, do Twisted Sister, entra para substituir Mike Portnoy, que deixou o grupo ano passado, após a passagem do grupo pelo Brasil. Ele se adaptou bem ao grupo, e lançou um estilo excelente às canções, ditando o ritmo junto ao baixista John Moyer.

A banda repete a formula que deu certo no primeiro álbum
Como um todo, o disco é recheado de faixas que caminham do groove ao hard rock, com uma toque de influencia dos anos 80 e 90. Riffs precisos, como em “Dearly Departed” e “Let It Go”, toques de acústico ao violão, como em “Crystal Clear” e “Falling to Pieces”, e momentos mais melódicos, presente em “Behind Those Eyes”, marcam o disco, do mesmo modo como no antecessor. A grande diferença está em um aspecto mais coeso. Assim como em “Undaunted”, musica que tinha um refrão forte e bastante apelo comercial no primeiro disco, a música “Come On Get Up” cumpre com essa função em “Men of Honor”.

É visível a evolução das composições do grupo em relação ao “Omertá”. Esse disco prende a atenção do ouvinte do começo ao fim. Se você ainda não conhece a banda está perdendo tempo. O grupo mostra um ar novo e ao mesmo tempo dá aquela sensação de alivio em ver que ainda existem bandas que sabem fazer o velho e bom rock pesado sem parecer emular outros artistas. Mesmo que os músicos do grupo já sendo veteranos da cena, a impressão que se tem ao ouvir “Men of Honor” é a de que estamos ouvindo algo novo e cheio de energia. E isso é o que não falta ao Adrenaline Mob

Nota: 10/10
Status: Selvagem

Faixas:

1 - "Mob Is Back"
2 - "Come on Get Up"
3 - "Dearly Departed"
4 - "Behind These Eyes"
5 - "Let It Go"
6 - "Feel the Adrenaline"
7 - "Men of Honor"
8 - "Crystal Clear"
9 - "House of Lies"
10 - "Judgment Day"
11 - "Fallin' to Pieces"