sábado, 26 de abril de 2014

Crowdfunding: a nova mania entre os músicos independentes

Por Rafael Menegueti

Não é fácil ser um músico independente. Você tem dificuldades para divulgar seu trabalho, é difícil fazer shows e sair em turnês, e mais ainda produzir e lançar um trabalho de qualidade. No entanto, existem muitas bandas e artistas independentes que se esforçam e dão duro para trilhar suas carreiras. Conheço a historia de muitas delas, pois eu procuro bastante por coisas novas e bandas diferentes nesse meio. Muitas de minhas bandas favoritas são independentes ou ligadas a gravadoras do tipo.

Seja no Brasil, ou em qualquer outro lugar do mundo, essas bandas precisam buscar alternativas para continuar ativas. Artistas de grandes gravadoras podem contar com o dinheiro conseguido através de seu trabalho em shows e lançamentos, ou até direitos autorais, uso de sua imagem e patrocínios. Mas artistas independentes não tem orçamentos grandes, raramente eles conseguem esse tipo de investimentos. Eles praticamente ganham o suficiente para sobreviver, sem grandes luxos e extravagâncias, tão idealizadas quando se pensa no mundo artístico.

Dentre as inúmeras formas encontradas para que músicos independentes consigam seguir na estrada, uma das que mais vem crescendo e ganhando adeptos é o crowdfunding (do inglês, financiamento coletivo, numa tradução livre). A ideia é simples. O artista utiliza uma página na internet onde ele inicia uma campanha entre seus fãs para arrecadar fundos com algum objetivo. Pode ser lançar um novo álbum, gravar um videoclipe, sair em uma turnê etc. Em troca, o fã que colaborar receberá algum prêmio ou brinde pela sua ajuda. Quanto maior for a doação, melhor será o agrado recebido pelo fã.

Stream of Passion: Novo álbum foi bancado pelos fãs

De fato, essa técnica funciona. Diversos artistas já aderiram a essa nova moda, e todos saem ganhando com isso. Uma das bandas que acaba de lançar um disco com essa proposta é o Stream of Passion. A banda lançou o disco “A War of Our Own”, bancado por um crowdfunding. Em 2012, eles se desligaram de sua antiga gravadora, a Napalm Records, e decidiram que seguiriam em frente com a idéia. Em dois meses de campanha, a banda arrecadou quase o dobro do objetivo inicial. Dentre os brindes oferecidos estavam cartões de agradecimento autografados, copias do novo disco, entradas VIP, a possibilidade de tocar com a banda e até uma cover exclusiva de qualquer música escolhida pelo fã e cantada pela vocalista Marcela Bovio a capela em mp3.

O ReVamp, banda de Floor Jansen, juntou dinheiro para a sua turnê mundial de divulgação do disco “Wild Card” através desse método e chegou a dar um microfone de Floor e roupas usadas por ela em shows. No Brasil, Autoramas, Raimundos e Velhas Virgens estão entre os grupos que já se utilizaram da idéia. Essa última inclusive deu o que falar ao incluir entre os brindes, calcinhas usadas pela vocalista Juliana Kosso nos shows. Isso mesmo, USADAS!

O ReVamp também usou o crowdfunding, mas para realizar uma turnê


Definitivamente esse novo método já deu certo, e a tendência é que cada vez mais artistas se utilizem desse artifício. O crowdfunding é bom para todos os envolvidos. A banda consegue que seu trabalho seja realizado, e o fã consegue ficar mais próximo de seus artistas favoritos. E na cena alternativa e independente essa proximidade com os fãs é a maior vantagem em relação aos artistas do mainstream. Portanto, o sucesso dessa iniciativa não é uma surpresa, e sim uma certeza.