domingo, 11 de maio de 2014

Epica – The Quantum Enigma (2014)

Por Rafael Menegueti

Epica - The Quantum Enigma
Como prometido, chegou a hora de falar sobre o novo disco da maior banda de metal sinfônico do mundo, o Epica. “The Quantum Enigma” foi lançado na última semana, e já pode ser encontrado em versões importadas em lojas daqui do Brasil. Esse é o sexto trabalho de estúdio da banda holandesa, e também o mais pesado.

Começo dizendo que esse disco não é como os outros. Esqueçam aquele Epica cheio de melodias emotivas e com ênfase em orquestrações e arranjos simples. Em “The Quantum Enigma” a banda embarca em uma pegada mais veloz, bruta e preenchida por arranjos orquestrais pesados. Não é possível comparar sequer com “Réquiem for the Indifferent”, lançado em 2012, e que era até então o disco mais pesado do grupo.

Alem da velocidade dos riffs e solos, e de orquestrações atmosféricas, os vocais também exercem uma função essencial no disco. Os guturais de Mark Janssen estão extremamente brutais. Simone Simons apresenta vocais líricos que vão de tons baixos a altos com habilidade, alem de dominar as partes mais fortes da músicas. Provas de que seu estilo meio-soprano ainda está bem forte. Outro aspecto que chama a atenção é o uso de corais. A banda investiu bastante em intercalar os vocais de seus integrantes com os corais, que criaram um som ainda mais atmosférico às músicas.

Epica: a banda investe em um som pesado de primeira nesse disco
É difícil dizer qual música me chamou mais a atenção. As três primeiras faixas (sem contar a introdução “Originem”), “The Second Stone”, “The Essence of Silence” e “Victims of Contingency”, possuem refrões cativantes, muito peso e excelentes vocais. Outras como “Sense Without Sanity – The Impervious Code” e The Quantum Enigma – Kimgdom of Heaven part II” dão o toque épico de metal progressivo, tão característico dos álbuns do Epica. Varias outras faixas são marcantes (o disco tem 14 faixas, incluindo a bônus, e 18, contando o cd bônus acústico), mas destaco duas em especial, pra não ficar aqui me repetindo, “Canvas of Life” e “Unchain Utopia”.

Quem comprar a edição deluxe, com CD bônus, como eu, poderá conferir ainda algumas faixas acústicas, o que sempre é bacana se tratando do Epica. O disco tem um dos melhores trabalhos de arte de capa da banda. Segundo o líder e guitarrista Mark Jansen, o melhor. E ainda mostra uma evolução na banda, que poderia muito bem começar a lançar trabalhos menos inspirados depois de 10 anos de estrada. Mas ao invés disso, nos presenteia com um de seus melhores trabalhos. Imperdível para os fãs do gênero.

Nota: 10/10
Status: Perfeito

Faixas:
01. Originem
02. The Second Stone
03. The Essence of Silence
04. Victims of Contingency
05. Sense Without Sanity – The Impervious Code
06. Unchain Utopia
07. The Fifth Guardian – Interlude
08. Chemical Insomnia
09. Reverence – Living in the Heart
10. Omen – The Ghoulish Malady
11. Canvas of Life
12. Natural Corruption
13. The Quantum Enigma – Kingdom of Heaven part II
14. In All Conscience (faixa bônus)

CD Bônus
15. Canvas of Life (Acoustic Version)
16. In All Conscience (Acoustic Version)
17. Dreamscape (Acoustic Version)

18. Natural Corruption (Acoustic Version)