sábado, 17 de maio de 2014

Rock n´ Alcohol





Por Davi Pascale


Para quem acompanha o universo do rock n´ roll de perto é comum se deparar com histórias dos músicos envolvidos com o álcool. Não são raros os casos de artistas renomados que se depararam com situações constrangedoras ou ainda, perigosas por causa da bebida. Isso para não falarmos daqueles que morreram em função de seu vício. De um tempo para cá, os músicos decidiram ir mais além na relação com o álcool. Deixaram de serem meros consumidores para se tornarem comerciantes da bebida. O mais novo aventureiro é Marcelo Bonfá. Exatamente esse que você está pensando. O rapaz que foi o responsável pelas batidas da lendária Legião Urbana.

O garoto de Brasilia vem apostando na produção de cachaça artesanal orgânica. Atendendo pela nome de Perfeição (claramente uma referência ao hit do álbum O Descobrimento do Brasil da Legião), o baterista investiu mais de 200 mil reais e 3 anos de dedicação na construção de sua fábrica localizada em Santo Antonio do Rio Grande (MG). O comprador pode optar pela pura ao valor de R$ 180,00 a garrafa de 750 ml ou, por R$198,00, pode levar a envelhecida em barris de carvalho.

Outro artista brasileiro que está se aventurando nesse universo é o Velhas Virgens. O grupo mais debochado do Brasil lançou a cerveja Rockin´ Beer no mesmo ano em que comemoravam 25 anos de estrada. Criada pelo baixista Tuca Paiva, e tendo como parceiros a Cervejaria Invicta de Ribeirão Preto (SP), dois estilos distintos foram disponibilizados: uma mais clara e outra mais escura. Não há dúvidas de que o produto tem a cara da banda e de seus fieis seguidores. Tem de tudo para dar certo.

Cerveja foi criada pelo baixista Tuca Paiva

Não são apenas os artistas brasileiros que estão se arriscando nesse tipo de comercio. Grandes nomes do rock internacional também deram as caras para bater no ramo. O caso mais conhecido é o da banda britânica Iron Maiden com sua famosa The Trooper (referência ao clássico da banda, lançado originalmente em Piece of Mind). A cerveja foi criada em uma parceria do cantor Bruce Dickinson com a tradicional cervejaria britânica Cheshire Robinson. O cantor se empenhou bastante na criação do projeto, fazendo visitas continuas, fazendo cursos e ajudando à chegar no sabor final.

Ao contrário dos demais artistas, os mascarados do Kiss não focaram a produção de sua cerveja em seu pais de origem. Atendendo pelo nome de Destroyer Kiss (nome extraído do álbum clássico lançado em 1976), a lager clara que usa 4,7% de cerais não malteados na sua produção, segue a tradição das cervejas alemãs e é produzida na Suécia. Essa não é a primeira aventura do grupo americano no ramo que já tinha se arriscado lançando a linha de vinhos Kiss Zin Fire.

Assim como os companheiros do Kiss, o grupo australiano AC/DC resolveu criar sua cerveja focada nas leis de pureza alemã. O critério é que deve ser criada utilizando apenas água, malte de cevada e lúpulo, sem leveduras. A German Beer Australian Hard Rock, como é conhecido o produto, é facilmente encontrado nos supermercados brasileiros. O grupo dos irmãos Young também já tinha se arriscado anteriormente com o lançamento de vinho e da cerveja preta India Pale Ale Back In Black.

O trio de Lemmy Kilmister, Motorhead, também não fica atrás. De todos os grupos foi o que mais investiu na ramo colocando no mercado cervejas, vinhos e também vodka. Parece que o rock n roll está voltando aos pouquinhos para o supermercado, mas dessa vez não na prateleiras de discos...