terça-feira, 20 de maio de 2014

Curiosidades sobre o grunge

Por Rafael Menegueti

Um dos mais importantes e expressivos movimentos do rock , o grunge dominou o período entre o final dos anos 80 e meados dos anos 90. Com uma sonoridade crua, melancólica, que misturava a atitude punk e o peso do metal, o estilo fez historia e lançou diversas bandas icônicas. Conheça agora algumas curiosidades sobre o gênero:

- O Green River foi um das bandas precursoras do gênero, seus membros viriam a formar mais tarde o Mudhoney e o Mother Love Bone.

Mother Love Bone
- O Pearl Jam é uma das bandas que mais lançou bootlegs em toda a música. Só entre 2000 e 2008 foram mais de 260.

- Apesar de ser um gênero formado em Seattle, algumas bandas não eram exatamente de lá. O Stone Temple Pilots era de San Diego, e o Hole e o L7, de Los Angeles.

- O pós-grunge, gênero que surgiu com bandas influenciadas pelo grunge, fez bastante sucesso após o surgimento do gênero. Entre as principais bandas que surgiram estão Creed, Bush, Silverchair, 3 Doors Down e Nickelback.

- O filme “Singles – Vida de Solteiro” aborda bastante o estilo. A trilha sonora é quase toda do estilo, e músicos de bandas como Pearl Jam, Alice In Chains e Tad fizeram pontas e aparições no filme.

- Dentro do grunge, as bandas abordavam influencias diversas para definir sua sonoridade. Soundgarden era mais hard rock e metal, assim como o Alice In Chains. Nirvana e Mudhoney se inclinavam para o punk. E o Pearl Jam era mais classic rock.
Soundgarden: metal e hard rock no DNA
- O ano de 1991 foi um dos melhores para a historia da música. Muitos grandes álbuns, de diversos estilos saíram nesse ano. No grunge, o Nirvana lançou “Nevermind”, o Soundgarden o “Badmotorfinger”, o Pearl Jam lançou “Ten”. Temple of the Dog, Hole e Screaming Trees também lançaram discos nesse ano.

Nevermind foi um dos maiores discos lançados em 1991
- Uma das marcas do grunge era o fato de eles ignorarem as grandes produções para fazer shows ao vivo. Nada de enrolações, era subir no palco, tocar e sair.

- Apesar de toda a rivalidade alimentada pela mídia entre Nirvana e Pearl Jam, Kurt Cobain e Eddie Vedder chegaram a ser amigos antes da morte de Kurt.


- O Alice In Chains, antes de virar um dos maiores nomes do grunge, era mais próximo do hair metal.