domingo, 25 de maio de 2014

Discografia Comentada – Stream of Passion

Por Rafael Menegueti

Uma das mais interessantes bandas de metal sinfônico holandesas é o Stream of Passion, da vocalista mexicana Marcela Bovio. O grupo foi fundado por Arjen Lucassen em 2005, mas o guitarrista gravou apenas o primeiro álbum, e um ao vivo, com o grupo. Sua sonoridade é bastante variada, com metal progressivo, sinfônico e influencias latinas presente nas faixas. Conheça mais sobre o trabalho da banda agora.

Os membros do Stream of Passion

Embrace The Storm (2005) 


O primeiro disco foi criado e elaborado de maneira bem diferente do convencional. Como os integrantes não viviam próximos uns aos outros (a vocalista Marcela e o tecladista Alejandro Millan eram do México, e os outros holandeses), as partes foram gravadas em diferentes estúdios, no México, Suécia e Holanda, e enviadas pela internet. O disco tem uma sonoridade bem próxima do principal projeto musical de Arjen Lucassen, o Ayreon. Elementos característicos das músicas da banda já apareciam nesse disco. Entre eles o contraste dos vocais suaves de Marcela com o peso das guitarras, ênfase nos violinos, gravados também pela vocalista, e arranjos de piano. Destacam-se faixas como “Passion”, “Wherever You Are” e “Out In the Real World”. Um ótimo trabalho de estréia, que agradou muito o público.

Live In The Real World feat. Ayreon (CD duplo e DVD) (2006)


Com o sucesso do primeiro álbum, a banda investiu em um lançamento ao vivo. Live In The Real World alem de apresentar faixas do primeiro disco da banda, também conta com canções do Ayreon, o que deu ainda mais valor a esse lançamento. A gravação é muito boa e mostra uma banda extremamente competente ao vivo. A irmã de Marcela, Diana Bovio, aparece como backing vocal. Esse, no entanto, seria também um trabalho de despedida. Arjen Lucassen, a guitarrista Lori Linstruth e o tecladista Alexandro Millan deixariam o grupo em seguida, dando inicio a uma nova fase da banda.

The Flame Within (2009)


A reposição das saídas de Lucassen e dos outros foi feita rapidamente, com três bons músicos: os guitarristas Eric Hazebroek e Stephan Schultz, e o tecladista Jeffrey Revet. Nesse disco, é possível notar algumas mudanças em relação ao anterior. As faixas estão mais pesadas, a ênfase fica nas guitarras e nos arranjos sinfônicos. Diferente do primeiro álbum, que tinha trechos de letras em espanhol, em “The Flame Within” tudo está em inglês, com letras simples sobre relacionamentos e sentimentalismo. Dentre os destaques do álbum estão “In The End”, “Run Away” e “Now or Never”. O baterista Davy Mickers deixaria a banda logo após a gravação do disco.

Darker Days (2011)


Com seu terceiro disco, “Darker Days”, o Stream of Passion buscou trazer uma sonoridade cada vez mais carregada de melodias sentimentais. Apesare disso, é um disco pesado, com momentos mais leves. A banda insere mais elementos e estruturas de música latina, como o acordeão e as letras em espanhol escritas por Marcela Bovio. O disco possui muitas ótimas faixas, como “Lost”, “Reborn”, “Collide” e “The Scarlet Mark”, alem das belas baladas “Spark” e “Nadie Lo Ve”.

“A War Of Your Own” (2014)



O novo e esperado álbum da banda, lançado recentemente. Desse eu falarei mais amanhã.