segunda-feira, 9 de junho de 2014

Aletrix – Herpes Aos Hipsters (2013)

Por Rafael Menegueti

Aletrix - Herpes aos Hipsters
Hoje em dia é difícil encontrar bandas legais e que não pareçam forçar a barra pra tentar ter atitude rock ‘n roll no Brasil. De toda essa onda de bandas que surgiram nos últimos anos, são poucas as que podemos apontar que fazer rock de atitude, sem pretensões comerciais que as façam parecer dispensáveis. Na minha opinião a grande resposta para uma banda soar com verdadeira atitude é a falta de qualquer pretensão que não seja fazer música para divertir e curtir, seja com trabalhos mais sérios, emocionais, ou irreverentes, caso da banda que falarei agora.

O Aletrix é dessas bandas, que é original sem nem querer ser. Irreverente, com um som que mistura apenas as melhores influências possíveis, e um tanto de provocação, essa é a atitude que realmente faz a diferença no rock atual. O projeto do músico Alê Lima (o Aletrix) lançou seu primeiro disco, “Herpes aos Hipsters” em dezembro de 2013. Rockabilly, punk, grunge e indie rock são os estilos que se misturam nas faixas desse disco, lançado de forma independente, como muitas boas bandas fazem nesse país.

A irreverência das letras é uma das marcas desse trabalho. Com um humor acido e provocativo, o músico brinca com situações cotidianas relacionadas à sociabilidade entre as pessoas. Ele alfineta aqueles tipos que são tão conhecidos por todos nós, da sub-celebridade inútil, em “Ex-BBB”, até aquele sujeito perfeito e arrogante que se acha superior (“Ele É Mais Qualificado). Mas a grande provocação do disco está na faixa titulo, onde o alvo são os hipsters, tipinhos cheios de querer inventar moda e se fazer de “cools”. E a letra (“faxina na Augusta / e o fim do Twitter”) não podia ser mais perfeita nessa alfinetada.

Alê Lima, também conhecido como Aletrix 
Musicalmente o disco também não decepciona. As canções são simples e sem enrolação. Algumas faixas, como “UFC/Anorexia” e “Eros X Tanatos”, tem pegada e peso. Outras como “Caixa Vazia”, “Ele É Mais Qualificado” e “Milk Shake” tem melodias mais leves e levadas mais pop. Outras faixas interessantes possuem estilos próximos de um blues (“Dr. Bichano”), e rock clássico (“Louie Louie Chuva Dourada” e “Debut do Aletrix”).

Dentre as bandas independentes que vem surgindo no Brasil recentemente, posso apontar o Aletrix como uma que merece atenção. O disco deles é bem produzido, possui canções divertidas e ao mesmo tempo recheadas de grandes referencias de diversos estilos. Uma boa pedida de banda nacional, que espero que siga fazendo trabalhos como esse por um bom tempo.

Nota: 9/10
Status: Irreverente

Faixas

1. UFC/Anorexia
2. Eros X Tanatos
3. Caixa Vazia
4. Herpes Aos Hipsters
5. Ele É Mais Qualificado
6. Dr. Bichano
7. Milk Shake
8. Ex-BBB
9. Garfinho de Ouro
10. Mestre e Pupilo
11. Louie Louie Chuva Dourada
12 Debut do Aletrix
13. DJ Nerd