quinta-feira, 12 de junho de 2014

O Som da Copa




Por Riff Virtual

Hoje é dia de copa. E em nosso blog não poderia ser diferente. Resolvemos celebrar o início da Copa 2014 relembrando músicas e clipes relacionados ao tema. E como o evento esse ano ocorre no Brasil, resolvemos selecionar apenas canções brasileiras. Confira quem escolhemos para montar nossa seleção...

      01.   Angra – Pra Frente Brasil.
Essa faixa foi composta originalmente por Miguel Gustavo para inspirar a seleção brasileira na edição de 70, a primeira edição a ter transmissão ao vivo. Não existe um torcedor brasileiro que não tenha escutado essa música ao menos uma vez na vida. Relembramos aqui uma versão mais moderna e mais rock feita pelo grupo de heavy metal Angra. O clipe foi bastante exibido em 2002 pelo canal SporTV durante o torneio daquele ano.


      02.   Skank – É Uma Partida de Futebol
Essa música é uma parceria de Nando Reis e Samuel Rosa, ambos fanáticos por futebol. Lançada originalmente no terceiro álbum do Skank, O Samba Poconé, a canção acabou sendo incluída no disco oficial da Copa de 1998, a pedido da Fifa. Somente 2 artistas brasileiros participaram da coletânea daquela ano: o grupo mineiro Skank e a cantora baiana Daniela Mercury com uma releitura de “País Tropical” do Jorge Ben.


      03.   Jorge Ben Jor – Filho Maravilha
Lançada originalmente no álbum de 72 Ben, a música chamava-se “Fio Maravilha”, apelido do jogador João Batista de Sales. A música era uma homenagem ao rapaz. Infelizmente, o atleta não entendeu a homenagem e abriu um processo contra o músico que teve que alterar o nome da canção para Filho Maravilha

      
      04.   Soulfly – Umbabarauma
Mais uma canção de Jorge Bem relacionado ao futebol. Mais uma vez uma homenagem à um jogador. Dessa vez, africano. “Umbabarauma me inspirou pelo fato de ser o primeiro jogador africano a jogar na Europa, numa época em que o racismo era maior no futebol europeu”, declarou o cantor em entrevista à Isto É Gente. Aqui escolhemos a versão do grupo Soulfly, liderado pelo Ex-Sepultura Max Cavalera.

      
      05.   Novos Baianos – Só Se Não For Brasileiro Nessa Hora
O clássico grupo Novos Baianos, além de fazer a capa de um LP com a imagem de um jogo de Futebol, ainda escreveu uma canção sobre o tema nesse mesmo disco, intitulado Novos Baianos FC. Em seu blog Luiz Galvão explicou a origem da história dizendo que a inspiração veio de dois lugares. De um garoto que havia morrido atropelado quando foi buscar uma bola na rua e das peladas que fazia em sua rua. Ambas situações ocorridas em seu período de infância em Juazeiro.

  
      06.   Dr. Sin – Futebol, Mulher e Rock n Roll
O maior sucesso desse ótimo power trio brasileiro. Na canção falam sobre suas três maiores paixões. Além de ser a única faixa em português do grupo, é bem lembrada pela participação do lendário Silvio Luiz, tanto no disco quanto no clipe. Sobre o vídeo, o locutor esportivo admitiu que se divertiu muito. Em entrevista à RockLife declarou “adoro essas palhaçadas”. Confere aí!




      07.   Viper – Na Cara do Gol
Em 1996, o grupo de heavy metal Viper despertou a ira dos headbangers com o lançamento de Tem Pra Todo Mundo. O fato de cantarem em português era o de menos. O segmento começou no Brasil com bandas como Salario Minimo e até mesmo Korzus cantando em nossa língua. O problema é que aqui eles vinham com uma linguagem mais radiofônica e isso deixou a galera maluca. Confira a crítica e irreverente “Na Cara do Gol”.


      08.   Ultraje a Rigor – Independente Futebol Clube
Não tem como falar de critica e irreverencia andando juntos e não falar do grupo de Roger Moreira, certo? Lançada no clássico Nos Vamos Invadir Sua Praia, a faixa foi gravada ao vivo no Radio Clube e fala sobre independência. O nome da faixa contudo recorre à um clube de futebol brasileiro da cidade de Limeira, existente desde 1944.


      09.   O Rappa – Eu Quero Ver Gol
Lançada originalmente no CD Rappa Mundi de 1996, a faixa narra justamente a história do brasileiro que encontra no futebol a válvula de escape para esquecer dos seus problemas. Em 2005, o grupo regravou a canção no acústico MTV e citaram vários futebolistas que provavelmente jogariam na Copa de 2006. Erraram somente em Roque Junior e Renato.


      10.   Kid Abelha – Eu Tive Um Sonho
Essa música não tem nenhuma ligação com o futebol. Já o clipe traz imagens da linda Paula Toller jogando futebol com o ídolo Raí. Qual dos dois você prefere?

          
      11.   Ronaldo & Os Impedidos – O Nome Dela
Para encerrar a nossa seleção, não poderíamos deixar de fora o grupo de rock que o goleiro corinthiano Ronaldo Giovanelli fundou nos anos 90. Abaixo, o clipe de “O Nome Dela”. Video que foi bastante executado na MTV na época.