sábado, 21 de junho de 2014

Arch Enemy - War Eternal (2014)

Por Rafael Menegueti

Após quase quinze anos com Angela Gossow nos microfones, o Arch Enemy apresenta seu primeiro álbum com Alissa White-Gluz nos vocais. A mudança que pegou todo mundo de surpresa no começo do ano, agora está devidamente registrada em um trabalho que em nada deixa a dever aos outros lançamentos do grupo.

A nova formação do Arch Enemy
Alias, Alissa não foi a única a estrear na banda nesse disco. O guitarrista Nick Cordle, que já acompanha a banda há quase três anos, também está estreando em um disco do grupo. E ambos marcaram sua entrada com grande estilo. “War Eternal” reúne todos os principais elementos que tornam o grupo sueco um dos maiores nomes do metal extremo mundial.

A faixa título, e primeiro single desse trabalho, é uma faixa feroz e que sem duvidas foi escolhida a dedo para mostrar a qualquer um que duvidasse da capacidade de Alissa de substituir Angela Gossow. Com um refrão forte, carregado pelas linhas de guitarra de Michael Amott e Nick Cordle, a música agradou aos fãs e os convenceu da qualidade da mudança.

E as guitarras como sempre são o ponto mais forte da banda. Nick entrou para a banda e se entrosou perfeitamente com Michael, assim como o irmão Christopher Amott costumava se entrosar. Juntos, os dois parecem dialogar com riffs, frases e solos cheios de melodia, técnica e sincronia. Essa combinação aparece perfeitamente em faixas como “No More Regrets” e “Stolen Life”, algumas das mais interessantes do disco. Em “As the Pages Burn”, por sua vez, quem se destaca mesmo é Alissa, que parece encarnar o espírito de Angela Gossow na atitude e na pegada que ela demonstra nas faixas.

Alissa fez bonito em sua estreia no Arch Enemy
O segundo single, “You Will Know My Name”, é para mim a melhor faixa do disco. Uma música que parece ter sido feita para mostrar como a banda pode ter um alcance mais abrangente com essa nova formação. Outra faixa que mostra a evolução que a banda conseguiu nesse disco é “Time Is Black”, que possui uma das melhores melodias do disco. Também destaco as faixas “Never Forgive, Never Forget”, que abre o disco, “On and On” e “Avalanche”. Algumas edições ainda apresentam um interessante cover de “Breaking the Law” do Judas Priest.

Impossível não considerar positiva essa estréia dos novos membros do Arch Enemy. A banda driblou a duvida que pairava, se eles continuariam fazendo um som pesado, agressivo e ao mesmo tempo cativante e harmonioso. O novo Arch Enemy é tão bom quanto o antigo. E Alissa White-Gluz mostra que em nada deixa a desejar em relação a sua mentora e antecessora Angela. Isso ninguém pode negar.

Nota: 9/10
Status: Agressivo

Faixas:
1. Tempore Nihil Sanat (Prelude in F Minor)
2. Never Forgive, Never Forget
3. War Eternal
4. As the Pages Burn
5. No More Regrets
6. You Will Know My Name
7. Graveyard of Dreams
8. Stolen Life
9. Time Is Black
10. On and On
11. Avalanche
12. Down to Nothing
13. Not Long for This World

14. Breaking the Law (Judas Priest Cover)