quarta-feira, 16 de julho de 2014

Detonautas Roque Clube – A Saga Continua (2014)





Por Davi Pascale

A galera do Detonautas Roque Clube continua firme e forte. Depois de terem sido demitidos da Sony Music após um fracassado (porém, bom) disco acústico, os garotos ergueram a cabeça e começaram, pouco a pouco, a reconstruir sua história. Depois de um EP de inéditas, lançado de forma independente (e já resenhado nesse blog), o grupo solta um álbum duplo nas lojas. O primeiro disco de inéditas desde O Retorno de Saturno (2008). Em seu novo trabalho resgatam alguns elementos e trazem algumas surpresas. E, sim, as músicas do EP estão no novo álbum.

Quando lançaram seu debut auto-intitulado em 2002, o grupo era constantemente comparado ao Charlie Brown Jr pelos críticos musicais, por conta das guitarras sujas e vocais rappers em faixas como “No Way Out” e “Peraê”. Aos poucos foram ganhando seu espaço e deixando sua marca. Uma característica bacana dos Detonautas é o fato de nunca se repetirem. Cada disco traz uma sonoridade diferente. Depois de muito apanharem da critica, ganharam o respeito com seu terceiro álbum Psicodelia, Amor, Sexo e Distorção. A mistura de grunge com elementos psicodélicos fez com que a crítica dissesse que haviam atingido a maturidade. Infelizmente, a felicidade durou pouco. O disco nem esquentou e uma tragédia acontecia. Rodrigo Netto, guitarrista da banda, foi assassinado covardemente durante uma tentativa de assalto. Os músicos ficaram abalados e o impacto foi sentido no (fraco) O Retorno de Saturno. Portanto, seus fãs aguardavam com enorme expectativa esse novo trabalho.

Não se assuste com o fato de ser um CD duplo. O disco não é longo. Se quisessem, conseguiriam colocar os dois CD´s em um. E ainda sobraria um pouco de espaço. Depois que ouvi o trabalho na integra é que entendi a razão do formato. Os garotos optaram por dividir o trabalho baseado na sonoridade. O primeiro CD foi focado nas baladas e o segundo CD foi focado no material mais rock. O artista gaucho Nei Van Soria já havia feito algo similar em Mundo Perfeito (2007). Sacada bacana. Ainda mais que eles estão vendendo o álbum à preço de simples e o formato de capa mais encorpado chama a atenção nas lojas.

Novo álbum tem homenagem ao guitarrista Celso Blues Boy

A Parte 01, como vem estampado na mídia, é um trabalho pop rock. Com forte presença de violões e vocais, na maior parte do tempo, bem melódico. A influência Charlie Brown continua marcando presença. “Sabemos Fingir” poderia facilmente ter sido gravada pelo grupo santista e os fãs de Chorão nem perceberiam. Fiquei muito feliz com a homenagem ao guitarrista Celso Blues Boy, nome não tão conhecido dessa nova geração e que mereceria ser descoberto pela garotada. Tenho certeza que aprovaria a versão de “Sempre Brilhará”, caso ainda estivesse entre nós. Outros grandes destaques são “Hello, Hello” e “Essa Noite”. O ponto baixo fica por conta de “Quem é Você”. A letra (que fala sobre a hipocrisia reinante não apenas em nosso governo, mas também na sociedade) é boa, mas mereceria um arranjo melhor.

Já a parte 02 já traz uma sonoridade mais rock n roll com guitarra e bateria falando alto. Há uma ou outra faixa que nos remetem aos primeiros discos do grupo como “Combate” (com letra inspirada nas passeatas) e “Seja Forte Pra Lutar”, mas os melhores momentos ficam justamente com os momentos mais inusitados. As pesadas “4 EverAlone” e “Sexo Tantrico” estão não apenas entre as melhores do álbum como entre as melhores já escritas pelo conjunto. Essa ultima, inclusive, destaca-se um belo riff de guitarra que, por alguma razão, me remeteu bastante à Velvet Revolver. Adoraria ouvir um álbum inteiro nesse pique. Seria uma utopia? “Tudo Vai Melhorar” é outro grande destaque e, em outros tempos, poderia se tornar um hit nas FM´s. O disco é repleto de questionamentos e criticas politicas. A situação atual do país é favorável.

Não tinha ficado muito animado depois de ter escutado a faixa “Quem É Você”, mas o disco certamente surpreendeu (positivamente). Melhor trabalho desde Psicodelia, Sexo, Amor e Distorção. Voltaram bem. Vamos ver se eles conseguem manter o nível daqui pra frente.

Nota: 7,5 / 10,0

CD 01:
      01)   Vamos Viver
      02)   Essa Noite
      03)   HelloHello
      04)   Quem é Você
      05)   Sabemos Fingir
      06)   Cara de Sorte
      07)   Sempre Brilhará
      08)   Quem Vai Decidir?
      09)   É Problema Meu

CD 02:
      01)   Seja Forte Pra Lutar
      02)   4 EverAlone
      03)   Combate
      04)   O Alienista
      05)   Acredite No Seu Coração
      06)   Sexo Tântrico
      07)   Conversando Com o Espelho
      08)   Tudo Vai Melhorar
      09)   Sua Alma Vai Vagar Por Aí