terça-feira, 22 de julho de 2014

Joan Jett And The Blackhearts – Live! DVD (2001):





Por Davi Pascale

Em 2001, a cantora Joan Jett lançou seu primeiro e – até agora – único DVD ao vivo de sua carreira. Todos os outros DVDs que vocês encontram por aí são bootlegs montados a partir de shows transmitidos por TV. Alguns com imagem boa até, mas oficial mesmo, apenas esse. Durante uma hora, a cantora desfila seus principais sucessos ao lado de sua sempre competente banda, Blackhearts.

A única decepção fica por conta de seu visual. Embora nunca tenho sido dona de um corpo escultural, era uma garota bonita. Tinha um rosto delicado. Essa delicadeza foi embora com a imagem punk criada pela mesma, além de deixa-la aparentando com muito mais idade do que realmente tem. Quando a assisti ao vivo em 2011 (ou seja, exatamente dez anos depois), estava muito mais jovem, mas vamos ao show que é o que interessa.

A apresentação começa com “Bad Reputation”, faixa-título de seu primeiro trabalho-solo. Essa canção tem bastante influência de punk e por isso ela quase sempre emenda, como acontece aqui, com “Cherry Bomb”, faixa dos seus tempos de Runaways. Embora seja simplista e até errôneo considerar os Runaways uma banda punk, era notável a influência no som das garotas e nessa música não é diferente.

Cantora aparece em video com visual mais envelhecido
 
Entretanto, sempre preferi a Joan com aquela sonoridade rock n roll básico e contagiante. Com riffs eficazes, bateria reta e empolgante. E essa clima de festa começa já na terceira música “Light of Day”, lançada originalmente na trilha sonora do filme homônimo que trazia a cantora contracenando com Michael J Fox (De Volta Para o Futuro). Muita gente pega esse LP na mão e não compra porque acha que ela não participa do álbum. Enganam-se. Participa, se não me engano, em 4 faixas. O que acontece é que as faixas desse disco não estão creditadas com o nome de Joan Jett e, sim, de Barbusters. Portanto, se você for fã e encontrar o LP por aí, não marque toca.

O grupo tem energia de sobra. Joan Jett se entrega de corpo e alma na performance. Pula, dança, se move de um lado para o outro, chacoalha a cabeça. Fala somente o essencial, mas está longe de soar uma artista arrogante.  O fato de ter sido gravado em um local pequeno, ajuda a manter o clima festivo. Não faltam no repertorio clássicos como “I Hate Myself For Lovin´ You”, “Do You Wanna Touch Me” e “I Love Rock n´ Roll” - faixa dos Arrows que ficou imortalizada na interpretação que a ex-Runaways fez em 1981. Não, a música não é dela como muitos imaginam, mas ela realmente superou a versão original. O único senão da apresentação foi encerrarem com “Everyday People”. A música é bacana, mas não a considero uma faixa de impacto. Tinha opções melhores para fechar a noite. Das que ficaram de fora só senti falta mesmo de “Victim of Circustances”.

Com ótima qualidade de imagem e som, a fita produzida pelo canal televisivo VH1, peca pelo material extra que é bem pobre, mas ainda assim trata-se de um documento essencial na coleção de qualquer fã que se preze. Afinal, o concerto é empolgante. O tempo passa rapidinho. Sempre que termino de assistir esse DVD tenho que ver várias músicas novamente. Rock na sua mais pura essência.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Diversão pura

Faixas:
      01)   Bad Reputation
      02)   Cherry Bomb
      03)   Light of Day
      04)   Crimson and Clover
      05)   I Hate Myself For Lovin´ You
      06)   Love Is All Around
      07)   Do You Wanna Touch Me
      08)   Roadrunner
      09)   Friend to Friend
      10)   I Love Rock n Roll
      11)   Androgynous
      12)   Fetish
      13)   Real Wild Child
      14)   Everyday People
Bonus:
      01)   Real Wild Child (clip)
      02)   Do You Wanna Touch Me (ao vivo 1985)