quarta-feira, 23 de julho de 2014

Deep Purple – In Concert ´72 (2012)





Por Davi Pascale

O Deep Purple é uma daquelas bandas que possui mais álbuns ao vivo do que de estúdio em sua discografia. Para complicar ainda mais a situação, vários shows são reeditados com capas e nomes diferentes, o que deixa o fã muitas vezes na duvida sobre comprar ou não o tal material. Em 2012, foi colocado no mercado, inclusive brasileiro, esse disco cuja apresentação completava 40 anos. Mas... O que é esse disco, afinal?

Sem dúvidas, um registro histórico. Esse material já existia no mercado em outras edições, mas essa é a edição que seus fãs sonhavam. Pela primeira vez, lançam a apresentação completa e com a ordem das músicas correta. Sim, há quem altere a ordem das faixas em um disco ao vivo. Ainda mais nesse caso, onde o material foi lançado pela primeira vez em LP. O vinil tem um limite de espaço por lado. E, muitas vezes, era necessário alterar a ordem das faixas para caber no lado do LP. 

Essa apresentação foi gravada no Paris Theatre em Londres, em 9 de Março de 1972, para um programa de rádio da emissora BBC chamado Sounds of the Seventies. A gravação foi ao ar no dia 18 de Março do mesmo ano. Justamente por se tratar de um programa para rádio, os músicos optaram por dialogar com o publico de uma maneira mais intimista. Vão muito além de frases como “olá. Obrigado por terem vindos” ou “uma musica que todos vocês conhecem”. Nada disso, eles aproveitam para contar algumas curiosidades sobre as faixas. Detalhes sobre as gravações, escolha do singles... Como se estivessem gravando no estúdio da rádio. Na versão em longplay (o segundo disco do famoso In Concert), além de terem cortado duas músicas e alterado a ordem do set, também cortaram diversas falas dos músicos. A edição em CD de 1992 também trazia cortes nas falas e, embora apresentasse todas as faixas, “Smoke On The Water” não estava na sequencia correta.

Versão de Space Truckin´ foi deixada de lado do especial de rádio por ser muito longa

O registro traz uma das melhores formações do Purple, a cultuada Mark II (Ritchie Blackmore, Ian Gillan, Jon Lord, Roger Glover e Ian Paice). Há algum tempo, havia escrito sobre o lançamento do CD+DVD Perfect Strangers Live que era a turnê que marcava o retorno dessa formação. Pois bem, se aquela marcava o (bem aceito) retorno, aqui tínhamos o lineup no auge. Os músicos haviam acabado de gravar o, hoje clássico, Machinehead. O álbum nem sequer havia ido para as lojas ainda. Algumas canções gravadas para o disco, já vinham sido testadas nos shows desde 1971. Outras, no entanto, eram apresentadas aqui pela primeira vez. O setlist nada mais é do que o disco quase na íntegra (somente “Pictures of Home” ficou de fora), adicionado de “Strange Kind of Woman” e do clássico “Lucille” (Little Richard).

Os músicos ainda eram jovens, portanto a apresentação esbanja energia. Principalmente, o vocalista Ian Gillan que estava com sua voz mais forte do que nunca. O show é aquilo que esperamos dos rapazes. Vocal forte com diversos agudos. E improvisações e mais improvisações. Aliás, as improvisações eram tão inspiradas que acabou trazendo um pequeno problema para os rapazes nessa época. Sounds of the Seventies era um programa que tinha uma hora de duração e os improvisos dos músicos fizeram com que o show, que tinha apenas 8 canções, durasse 75 minutos. Radio não tem como estender o programa porque você acaba tirando horário de outro programa e isso envolve egos, patrocínios, contratos de divulgação (a principal forma de divulgação de uma musica nessa época eram as rádios) e com isso a versão de 22 minutos de “Space Truckin´” foi eliminada do especial de rádio. A música teve que ser exibida sozinha dentro de outro programa em outra data. Há ainda um bônus track com a versão de “Maybe I´m A Leo”, extraída da passagem de som do grupo. Genial!

Nota: 10/10
Status: Essencial

Faixas:
      01)   Introduction
      02)   Highway Star
      03)   Strange Kind Of Woman
      04)   Maybe I´m A Leo
      05)   Smoke On The Water
      06)   Never Before
      07)   Lazy
      08)   Space Truckin´
      09)   Lucille
      10)  Maybe I´m a Leo (Soundcheck)