quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Oasis – Definitely Maybe Deluxe Edition (2014)





Por Davi Pascale

O álbum de estréia do grupo dos irmãos Gallagher acaba de ganhar uma edição de luxo. Chega às lojas de todo o Brasil uma edição tripla contendo o disco remasterizado, b-sides e faixas inéditas. Sem duvidas, uma edição de respeito de um álbum de respeito. Embora a consagração definitiva tenha vindo apenas com (What´s the Story) Morning Glory?, o debut dos britânicos deu o que falar. Além de colocar, o nome dos rapazes de Manchester na mídia, foi um dos trabalhos primordiais para a consagração da cena dos anos 90 que ficou conhecida como britpop.

Agora... O que foi a cena britpop? Foi a resposta dos ingleses ao grunge. Não é de hoje que americanos e ingleses brigam pela atenção da mídia. A idéia era parecida. Trazer as bandas de rock alternativo do underground para o mainstream. Vieram daí grandes nomes da época: Suede, Elastica, Blur, Oasis... Aliás, vale lembrar que, na época, o grupo de Damon Albarn era constantemente comparado com o Oasis (que era tido como a grande promessa do rock inglês) e os integrantes das duas bandas começaram a trocar ofensas pela imprensa. As gravadoras adoraram a idéia e passaram a apoiar a briga alimentada pela mídia. Afinal, a polêmica estava atraindo maior atenção para os dois grupos.

Quando gravaram esse álbum, os garotos ainda não sonhavam em se tornarem a maior banda de rock de sua geração (termo que acabou sendo associado à eles pelos críticos da década de 90. Alguns iam mais além e se dirigiam à eles como ‘a maior banda de rock do mundo’). No encarte da reedição comentam que achavam engraçado tocarem uma canção como “Rock n Roll Star” em pequenos clubes para algumas dezenas de pessoas. Mal sabiam eles que, ainda que não fosse seu sonho inicial, tornariam-se estrelas do rock. Tendo criado fama por toda sua arrogância chega a ser engraçado relembrar o depoimento que Noel Gallagher costumava fazer na época. “Não quero ser muito grande. Adoraria tocar no Wembley Stadium, mas para onde iria depois disso?”

Contudo, embora seja uma das favoritas de seus fãs, esse não foi o grande hit da época. Pelo menos aqui em nosso país, a música de maior destaque foi a canção “Live Forever”, cujo o vídeo foi bastante exibido na MTV Brasil. A primeira faixa de trabalho “Supersonic” também teve uma boa repercussão, mas não tanto quanto. Favorecidos pela briga com o Blur e a morte de Kurt Cobain (expoente máximo do grunge que se matou 6 dias após a estréia do clipe de “Supersonic” na MTV USA), o talentoso grupo crescia na velocidade da luz. As guitarras distorcidas com vocais harmoniosos fizeram a cabeça da garotada daquela geração.  Além das 3 faixas já citadas colocaria como grande destaque “Slide Away”, “Cigarretes & Alcohol” e “Shakermaker”. Com o tempo, os ataques à grupos rivais se estenderia à fotógrafos, jornalistas e aos próprios integrantes da banda. Fica a questão: até onde era real e até onde era encenação para virarem notícia?

Imagem do box lançado fora do Brasil

Não sei até onde as brigas eram verdadeiras. Acredito que algumas eram, mas acredito que várias eram plantadas. Teorias à parte, musicalmente falando, a banda era muito boa no que se propunha a fazer e suas canções viraram marco de uma geração. Aqui, além do álbum remasterizado, temos dois discos bônus: um contendo praticamente todo o material lançado como bônus dos CDS singles da época e outro trazendo material inédito, seguindo a mesma lógica do conteúdo utilizado nos CDS singles: versões ao vivo, demos e faixas inéditas. Embora possa cansar um pouco quem não é muito fanático pelos rapazes (já que varias canções aparecem várias vezes), é um presente e tanto para quem admira o grupo. Fora do Brasil foi lançado um box onde, além do CD triplo temos um LP, um compacto e alguns itens de memorabilia. Quem quiser esse material terá que importá-lo, já que não será lançado por aqui. Estão sendo programadas edições de luxo de (What´s The Story) Morning Glory e Be Here Now. Quem curte, fica esperto! 

Nota: 09/10

Faixas:

CD 01:

      01)   Rock n´ Roll Star
      02)   Shakermaker
      03)   Live Forever
      04)   Up In The Sky
      05)   Columbia
      06)   Supersonic
      07)   Bring It On Down
      08)   Cigarettes & Alcohol
      09)   Digsy´s Dinner
      10)   Slide Away
      11)   Married With Children

CD 02:
      
      01)   Columbia (White Label Demo)
      02)   Cigarettes & Alcohol (Demo)
      03)   Sad Song
      04)   I Will Believe (Ao vivo)
      05)   Take Me Away
      06)   Alive (Demo)
      07)   D´Yer Wanna Be A Spaceman?
      08)   Supersonic (Ao vivo)
      09)   Up In The Sky (Acustico)
      10)   Cloudburst
      11)   Fade Away
      12)   Listen Up
      13)   I Am The Walrus (Ao Vivo em Glasgow ´94)
      14)   Whatever
      15)   (It´s Good) To Be Free
      16)   Half The World Away

CD 03:
     
      01)   Supersonic (Ao Vivo em Glasgow)
      02)   Rock n Roll Star (Demo)
      03)   Shakermaker (Ao Vivo em Paris In-Store)
      04)   Columbia (Eden Studios Mix)
      05)   Cloudburst (Demo)
      06)   Strange Thing (Demo)
      07)   Live Forever (Ao Vivo em Paris In-Store)
      08)   Cigarettes & Alcohol (Ao Vivo em Manchester)
      09)   D´Yer Wanna Be a Spaceman (Ao Vivo em Manchester)
      10)   Fade Away (Demo)
      11)   Take Me Away (Ao Vivo em Manchester)
      12)   Sad Song (Ao Vivo em Manchester)
      13)   Half The World (Ao Vivo em Tokyo Hotel Room)
      14)   Digsy´s Dinner (Ao Vivo Paris In-Store)
      15)   Married With Children (Demo)
      16)   Up In The Sky (Ao Vivo em Paris In-Store)
      17)   Whatever (Strings)