sexta-feira, 8 de agosto de 2014

As maiores rivalidades do rock

Por Rafael Menegueti

Nem sempre a relação entre bandas de rock é de amizade e companheirismo. Muitas vezes o rock imita outras áreas como os esportes, por exemplo, e acaba criando rivalidades históricas entre personalidades do meio. Separei aqui algumas das rivalidades mais notórias do estilo, e algumas de suas histórias:

The Beatles X The Rolling Stones

John Lennon e Mick Jagger
Talvez a rivalidade mais conhecida da história do rock, Beatles e Rolling Stones dominaram o gênero na década de 60. Muito se fala sobre se eles realmente tinham um clima de rivalidade entre si, tanto que essa discussão já rendeu até livro. O fato é que ambas as bandas disputavam muita atenção, e ao mesmo tempo que eram muito similares, tinham algumas características bem opostas. Os Beatles eram conhecidos como bons moços, os Rolling Stones como rebeldes. O Rolling Stones era mais tradicional, o Beatles experimental e psicodélico em certo momento. Mas segundo muitas fontes, as bandas se davam muito bem. Existe até referências feitas entre eles em capas de discos, a imagem dos rostos dos Beatles está escondida na imagem de “Their Satanic Majesties Request” dos Stones, enquanto na capa de “Sgt. Peppers”, dos Beatles, podíamos encontrar uma boneca com uma roupa onde se lia “Welcome The Rolling Stones” (Bem-vindos Rollng Stones).

Metallica X Megadeth

Depois de anos, Dave Mustaine volta a dividir palco com o Metallica
Essa rivalidade tem motivos bem claros pra existir. Dave Mustaine fundou o Megadeth após ser expulso do Metallica, com o objetivo de ser mais pesado do que eles. A briga entre Mustaine e os membros do Metallica durou anos, e por conta disso seus fãs também entraram na onda. A disputa entre os fãs para decidir qual das duas bandas é a melhor já gerou muita discussão. Mas as bandas não parecem mais tão interessadas em seguir com essa disputa. Há um bom tempo a troca de farpas parou e os músicos passaram a dividir backstages e excursionar juntos, em projetos como o “Big 4”, junto de Slayer e Anthrax. Ambas as partes já lavaram roupa suja suficiente e agora parecem enfim ter encontrado a paz.

Nirvana X Guns ‘N Roses

Quando o Nirvana começou a fazer sucesso, Axl Rose achou que dali poderia surgir uma boa parceria. Talvez as bandas até pudessem excursionar juntas, pois elas eram duas das mais famosas da época. Só que Kurt não quis. E ainda provocou Axl na festa do VMA de 92, no famoso episodio em que Axl mandou Kurt calar Courtney Love, que o provocava, e Kurt o fez em tom sarcástico. A partir dali, não haveria mais paz entre eles. E claro, os fãs também entraram na onda, e dificilmente você veria alguém que se dissesse fã das duas.

Oasis X Blur

Não é montagem! Eles tocaram juntos.
Agora, mais uma rivalidade britânica. Blur e Oasis eram duas das principais bandas do chamado britpop, que surgiu com tudo na década de 90. As duas bandas eram inimigas mortais e viviam trocando provocações e ofensas publicamente. Um dos maiores momentos dessa rivalidade se deu em 95, quando ambas as bandas decidiram lançar um single no mesmo dia. A rivalidade só esfriou após o fim de ambas as bandas. Se em 95, era impensável ver elas em clima amistoso, em 2013 o inimaginável aconteceu, e Damon Albarn, do Blur, e Noel Gallagher, do Oasis, dividiram o palco em um show beneficente na Inglaterra.