segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Unplugged & Unreleased

0

      Por Davi Pascale


      No Brasil, a série Acustico MTV foi um enorme sucesso e chegou a retirar artistas do ostracismo. A série foi inspirada no programa da MTV norte-americana MTV Unplugged. E, por lá, pintou de tudo. Desde grandes nomes do rock n roll – como Kiss, Paul McCartney e Rod Stewart – até artistas que estavam firmando seu nome na historia. Hoje, relembraremos alguns ótimos acústicos que nunca foram lançados oficialmente. Porém, quem os assistiu, não consegue esquecer.


      

        Aerosmith


Depois de um período difícil, o grupo de Steven Tyler voltava à mídia graças à uma regravação de Run DMC para o clássico “Walk This Way”. O sucesso da canção fez com que a juventude se ligasse no trabalho do grupo Aerosmith que estava cada vez mais longe da cena mainstream. O sucesso voltou com o (ótimo) trabalho Permanent Vacation, que trazia hits como “Rag Doll” e “Angel”. O álbum seguinte, Pump, firmou os caras de vez no estrelato. Clipes como “Love In An Elevator”, “What It Takes” e “Jane´s Got a Gun” passavam à exaustão. Foi justamente nesse período, mais precisamente em 1990, que os rapazes gravaram seu acústico MTV. Uma apresentação curta, porém contagiante, com um Tyler totalmente endiabrado.



    Hole


O grupo de Courtney Love havia acabado de lançar o cultuado Live Through This. Embora, o acústico fosse realizado sentado e com violões, a cantora se entregava da mesma forma como se estivesse se apresentando diante de uma grande platéia. Courtney gritava aos plenos pulmões e tocava o violão com vontade. Não faltou o humor sarcástico e os covers inusitados. Os escolhidos da vez: “Hungry Th Wolf” (Duran Duran) e “You Know You´re Right” (faixa até então inédita do Nirvana). Obrigatório para quem curte a cena grunge.



   Lenny Kravitz


Gravado em 1994, o multi-instrumentista Lenny Kravitz era ovacionado como um dos grandes destaques da cena. O cantor tinha acabado de lançar o álbum Are You Gonna Go My Way, considerado hoje um dos pontos altos de sua carreira.  Ainda contando com cabelo longo cheio de dreadlock, passava pelo rock funkeado de “Always On The Run”, a bela balada “Believe”, além de uma curiosa versão blues para a faixa-título de seu terceiro trabalho “Are You Gonna Go My Way”. Showzaço!



Oasis


Esse show ficou marcado mais pela situação do que pela performance. O show não é ruim, mas foi um tanto quanto inusitado. Gravado no auge de sua carreira, de ultima hora o cantor Liam Gallagher decidiu que não iria se apresentar. A desculpa dada pela emissora era de que o artista estava com dor de garganta. Os músicos decidiram gravar o programa sem a presença dele, onde o guitarrista Noel assumiu os vocais. Há varias teses: de que o cantor odiava shows acústicos, que havia acabado de brigar com seu irmão e decidiu não subir por birra. Nada disso seria impossível, ainda mais depois que as câmeras o flagram na platéia assistindo o show fumando e bebendo whisky. Fica a duvida: estava mesmo doente ou tirando um sarro? 



 Stevie Ray Vaughan e Joe Satriani


Mais um episódio curto e histórico. A emissora juntou dois grandes guitarristas em um único especial. Stevie Ray Vaughan, conhecido por sua proximidade com o blues, e Joe Satriani, marcado por seus álbuns instrumentais, eram ovacionados por sua técnica. O programa dura pouco mais de 20 minutos. Mas são minutos mágicos e inesquecíveis. Além de demonstrar momento de grande inspiração de ambos os músicos, ainda ficou marcada por ser uma das ultimas performances de Stevie que morreria no mesmo ano, vítima de um acidente de helicóptero.