quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Agridoce - 20 Passos DVD (2012)



Por Davi Pascale

A banda Pitty ficou um tempo de férias, contudo, isso não impediu que cantora soteropolitana lançasse um material novo nesse meio tempo. Ao lado do guitarrista Martin (Pitty, ex-Cascadura), a ídola da juventude resolveu lançar um trabalho que é exatamente o oposto que sua banda principal costuma fazer: disco em um formato meio que acústico com linhas vocais mais suaves. E o trabalho ficou bom! Quem ainda não ouviu, consegue ter uma base por esse documentário realizado em parceria com a Multishow.

Para esse projeto, os músicos se trancaram em uma casa na Serra da Cantareira e levaram o equipamento de gravação para lá. Sem internet, sem telefone, sem entrevistas no caminho, conseguiram focar 100% na produção do disco. Sem músicos extras, os dois não tinham empecilho e, portanto, começaram a experimentar novos sons nos instrumentos, fazer aquilo que desse na telha. 

O vídeo mostra o ar de descontração que fluiu das gravações e das criações das músicas. As canções foram compostas basicamente em piano e violão. O produtor Rafael Ramos ficou responsável pela gravação e não perdia a oportunidade de dar seus pitacos nos arranjos. Alguns aceitos pela dupla, outros não. 

Video traz imagens das gravações


Durante pouco mais de 50 minutos o curta mostra como os músicos criaram as canções, como foram realizadas as gravações, como surgiam as linhas melódicas, além de algumas brincadeiras que faziam entre eles. Às vezes, essas brincadeiras vinham em forma de música como o “Beethoven´s Blues”, com letra baseada no cachorro que rondava a casa, ou “Amor Promiscuo”.

Por essas e outras o filme acaba sendo interessante até para quem não é fã de Pitty. Todo fã de música que se preze tem a curiosidade de saber como funciona a gravação e criação de um álbum. Todo músico que se preze tem curiosidade em saber como o artista criou determinado som. Com certeza, essa é uma das fitas musicais nacionais mais interessantes que assisti nos últimos tempos. Deixe o preconceito de lado e assista!