quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Europe – Live At Sweden Rock: 30th Anniversary Show (2013)





Por Davi Pascale

A banda sueca Europe completou 30 anos de estrada. E, para celebrar, resolveram colocar no mercado um CD e DVD ao vivo com uma apresentação realizada no Sweden Rock Festival, o maior festival música de seu país. Por mais de duas horas, os músicos fazem uma apresentação pesada e contagiante.

Esqueça daquele Europe que invadiu as rádios nos anos 80 com uma sonoridade hard pop à la Bon Jovi. Para dizer a verdade, eu gosto muito daquela fase, mas o grupo está cada vez mais distante dessa sonoridade. Os teclados diminuíram, o peso da guitarra subiu, o alcance vocal desceu (esse, provavelmente, por conta da idade). Quem tem acompanhado o grupo desde que retornaram com o (ótimo) Start From The Dark, sabe que a proposta do grupo hoje é outra.

Esse não é um trabalho criado a partir da releitura de velhos hits. Vários deles, inclusive, ficaram de fora como “Cherokee”, “I´ll Cry For You”, “Dance The Night Away” (não confundir com a do Van Halen)... A jogada deles foi pegar canções dos seus álbuns mais recentes e misturar as canções antigas que mais se aproximavam da proposta. O set é bem dosado. Dos 5 primeiros discos, entraram 3 músicas por álbum...  Entretanto, daquelas com uma pegada mais comercial, marcam presença somente as que não têm como negar. E, pelo visto, isso não irá mudar.

Quando escrevia para a revista RockLife tive a oportunidade de bater um papo com o baterista Ian Haughland por telefone, quando eles estavam no estúdio gravando o que viria a ser o Secret Society, e ele me confidenciou que os músicos não morrem de amores pelo material dessa época mais popular. Que eles tocam algumas músicas em respeito aos fãs, mas que aquele não era exatamente o som que queriam fazer. Que ele considera o trabalho atual mais honesto. Portanto, é bom irem se acostumando com a ideia...


Apresentação foi gravada diante de uma enorme plateia no Sweden Rock Festival

Em relação à técnica, não dá para questiona-los. Essa é uma daquelas bandas que a galera tendia a tirar sarro quando olhavam para o visual ou ouviam as baladas mais melosas nas rádios, mas calavam a boca quando viam o grupo em ação. Os músicos sempre foram extremamente competentes e seus guitarristas (primeiro John Norum, depois Kee Marcelo) sempre foram extremamente respeitados. Aliás, considero John Norum um dos grandes músicos da sua geração, lado a lado com nomes de peso como George Lynch, Warren De Martini, Jake E Lee, Reb Beach (que embora atualmente seja guitarrista secundário no Whitesnake, fez trabalhos simplesmente fantásticos ao lado do Winger). E é justamente ele quem está no posto hoje. A banda conta com sua formação clássica. Joey Tempest não tem mais aquele alcance que estávamos acostumados a ver nos VHS´s lançados durante a tour do Final Countdown, mas ainda faz bonito. E Ian está cada vez mais preciso...

A apresentação traz duas participações super especiais. O guitarrista Scott Gorham do Thin Lizzy relembrando o clássico “Jailbreak” (não é a do AC/DC, é a do Thin Lizzy mesmo) e o também guitarrista Michael Schenker relembrando seus tempos de Ufo com “Lights Out”. Outros dois grandes músicos, por sinal.

Embora tenha faltado algumas músicas que gostaria de ouvir, o resultado é bem bacana. Talvez os fãs mais antigos fiquem um pouco com indignados com a mudança de direção musical dos rapazes, mas não dá para negar a qualidade musical dos mesmos, nem dá para dizer que o show deixe a desejar, longe disso. Até porque os discos que eles têm apresentado, tem sido bem legais. Várias canções bem bacanas desses trabalhos são apresentadas aqui, podendo servir de referência para quem está por fora do trabalho atual do grupo. Da nova fase, destacaria “Not Supposed to Sing The Blues”, “The Beast”, “New Love In Town’ e “Last Look at Eden”. Das classiconas, fico com “Let The Good Times Rock”, “Superstitious”, “Wings of Tomorrow” e “Open Your Heart” (que ganhou uma versão acústica bem interessante). Grande apresentação de uma grande banda!

Nota: 08 / 10
Status: Divertido

Faixas:

CD 01:
      01)   Riches to Rags
      02)   Firebox
      03)   Not Supposed to Sing The Blues
      04)   Scream of Anger
      05)   Superstitious
      06)   Not Stone Unturned
      07)   New Love In Town
      08)   In The Future to Come
      09)   Paradize Bay
      10)   Girl From Lebanon
      11)   Prisoners in Paradise
      12)   Always The Pretenders
      13)   Drink and Smile
      14)   Open Your Heart
      15)   Love Is Not The Enemy
      16)   Sign of the Times

CD 02:
      01)   Start From The Dark
      02)   Wings of Tomorrow
      03)   Carrie
      04)   Jailbreak (c/ Scott Gorham)
      05)   Seven Doors Hotel
      06)   Drum Solo
      07)   The Beast
      08)   Let The Good Times Rock
      09)   Lights Out (c/ Michael Schenker)
      10)   Rock The Night
      11)   Last Look At Eden
      12)   The Final Countdown