segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Você precisa conhecer: Poets of the Fall

Por Rafael Menegueti

Hoje decidi apresentar uma banda que conheci recentemente e percebi que ainda não tem muito publico por aqui, a finlandesa Poets of the Fall. O grupo foi formado em 2002 e consiste de três músicos, mas que são auxiliados por mais três ao vivo. Os membros fixos da banda são: Marko Saaresto (vocais), Olli Tukiainen (guitarra) e Markus Kaalornen (teclados). Ao todo já são cinco álbuns de estúdio lançados, o ultimo em 2012. E o sexto disco da banda está pra ser lançado agora, em 19 de setembro.


Apesar de serem bastante desconhecidos do cenário mundial, a banda tem certo reconhecimento pela Europa, o que parece bastar para eles. Na Finlândia, todos os seus discos alcançaram o primeiro lugar das paradas e garantiram vários discos de ouro e platina. Fora os inúmeros prêmios internacionais que a banda já garantiu ao longo desses anos.

E o motivo de tamanho reconhecimento é muito simples: a banda é genial. Um grupo de rock moderno, que une elementos de rock progressivo, pop, alternativo e metal. A voz de Marko Saaresto é singular, o que dá um aspecto único a banda. “Signs of Life”, primeiro do grupo, já deu as caras criando essa certeza. O grupo já estava surpreendendo antes mesmo de seu lançamento, pois a pré-venda do disco foi mais do que bem sucedida. O sucesso fez com que o segundo disco da banda saísse rápido, pouco mais de uma no após o primeiro.

“Carnival of Rust” é um dos melhores trabalhos da banda, e sua faixa título é memorável. O grupo ainda viria a melhorar em “Revolution Roulette”, seu terceiro disco. A banda ainda viria a incorporar outras influencias diversas, de diversas épocas em seu som ao longo de seus trabalhos seguintes.

“Temple of Though” é a perfeita síntese do trabalho da banda. Todos os elementos que fazem deles excelentes esta presente nesse que é o disco mais recente. A turnê de divulgação resultou em um DVD gravado em Moscou e lançado no ano passado. Agora ficamos esperando o novo disco, “Jealous Gods” para ver se eles seguem com o mesmo ritmo que os mantem em alta desde a sua estréia.


Vejam agora uma das musicas da banda e decidam por si mesmo o que acham. Eu particularmente fiquei bem satisfeito em ver uma banda moderna e inovadora que usa tão bem as diversas influencias que eles se propuseram a trazer. Poets of the Fall é para mim definitivamente uma banda que merece um maior reconhecimento por aqui.