quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Banda Malta: Uma nova cara pro rock nacional?

Por Rafael Menegueti

A banda Malta
O rock nacional vem passando por um momento em que bandas de qualidade não consegue espaço na mídia e nem a atenção de públicos grandes. Talvez por isso seja impossível ignorar uma banda que consiga chamar a atenção desses grupos em tão pouco tempo. É o caso dos paulistas da banda Malta. 

O grupo lançou nesse mês seu primeiro disco após conseguir vencer o reality show musical “Superstars”, da Rede Globo. E os comentários a respeito da banda não poderiam ser mais positivos.
A primeira coisa que me chama a atenção é o fato de a Malta não ser uma banda como as que a mídia costuma elevar ao estrelato em suas abordagens. Ela possui um estilo bem mais raivoso do que o rock atual no Brasil parece se ambientar. Ela não é uma banda inovadora, com um estilo único ou coisa do tipo, mas é bem diferente da falta de atitude e originalidade que o rock nacional do mainstream vinha apresentando.

E o que me surpreende é saber que o grupo surgiu em um reality show. Sempre vi esses programas como imensas ilusões. Aqui no Brasil, nenhum vencedor desses programas jamais conseguiu se firmar no cenário musical. Muitos sequer chegam a fazer barulho, o que me leva a crer que esse formato não consegue criar uma formula pro sucesso. Pelo menos com a Malta isso parece ser diferente. A banda já conquistou disco de ouro em seu trabalho de estreia.


A formula do grupo segue um estilo que já é bem conhecido. Uma mistura de pós-grunge, meio Nickelback, meio Pearl Jam, com vocais fortes e boa instrumentação. Apesar de manjada, é bem eficiente e mais competente do que o que a indústria fonográfica vinha tentando nos vender como rock aqui no brasil. Ainda não consegui ouvir o disco de estreia na integra, até porque ele esgotou rapidamente, mas pelo que vi dos vídeos das apresentações da banda e nas demos liberadas na internet, o rock brasileiro conseguiu um excelente respiro para continuar vivo.