quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Amon Amarth – Deceiver of the Gods (2013)

Por Rafael Menegueti

Amon Amarth - Deceiver of the Gods
A Suécia é o berço de inúmeras grandes bandas de death metal. Uma das mais conhecidas e populares entre os fãs do gênero na atualidade é o Amon Amarth. A banda possui um estilo próprio e muito interessante, unindo death melódico com viking metal, ao contar em seus discos a historia de sua mitologia e de seus antepassados. “Deceiver of the Gods” é o nono disco da banda e consegue mostrar bem esse estilo deles.

A banda mescla um estilo brutal, agressivo e carregado pelos guturais estrondosos do vocalista Johan Hegg, junto a melodias que facilmente prendem a atenção do ouvinte. Carregado por riffs fortes que remetem a bandas de power metal, bem característico do death metal sueco, as faixas são excelentes exemplos de peso e consistência. Abrindo com a faixa título, nos já nos identificamos com essas características do som da banda. Um som clássico e bem estruturado. “As Loke Falls” é outra faixa que mostra a boa forma da banda, com uma leve tendência ao thrash metal.

O ponto forte da banda e desse disco está nos riffs e na temática voltada para a mitologia nórdica, cheia de guerras e disputas entre os deuses. “Blood Eagle” começa com sons do que seriam soldados sendo mortos em uma dessas batalhas que a banda aborda em suas músicas. Velozes e brutais, a banda ampliou muito seus horizntes musicais sem perder sua cara. “Hel” pode ser uma das melhores canções já lançadas pelo grupo, com um riff marcante digno do que apenas grandes nomes do metal parecem capazes de criar.

Os suecos vikings do Amon Amarth
Considero que até para quem não é muito fã de metal com guturais o Amon Amarth seja uma banda digna de uma certa atenção. Instrumentalmente a banda é uma das melhores forças que o metal atual tem a oferecer. Consistente do inicio ao fim, o disco tem seu ápice nas faixas finais. Na acelerada “Coming of the Tide” e na épica “Warriors of the North”, que encerra o disco do modo como ele merecia.

A edição de luxo do disco ainda acompanha um CD bônus, com o EP “Under the Influence”, que apresenta mais quatro excelentes faixas em tributo a quatro grandes influencias da banda: Judas Priest, Black Sabbath, Motörhead e AC/DC. E ficou impressionante, tanto quanto o disco em si. Sério, se você é fã dessas bandas, mas não do Amon Amarth, você deveria ouvir essas faixas e se surpreender com a capacidade deles em criar um tributo tão perfeito, e quem sabe ouvir melhor o trabalho deles como um todo.

Nota: 9,5/10
Status: brutal

Faixas:

CD 1:
1. Deceiver of the Gods
2. As Loke Falls
3. Father of the Wolf
4. Shape Shifter
5. Under Siege
6. Blood Eagle
7. We Shall Destroy
8. Hel
9. Coming of the Tide
10. Warriors of the North


CD 2 - Under the Influence (EP):
1. Burning Anvil of Steel (Judas Priest tribute)
2. Satan Rising (Black Sabbath tribute)
3. Snake Eyes (Motörhead tribute)
4. Stand Up to Go Down (AC/DC tribute)