terça-feira, 16 de setembro de 2014

Cachorro Grande - Ao Vivo No Circo Voador (2013)





Por Davi Pascale

A banda Cachorro Grande soltou seu debut em 1999. De lá para cá, a banda colocou no mercado 6 álbuns de estúdio e compartilhou um Acústico MTV com outras 3 bandas gauchas. Em 2013, quase 15 anos depois de sua estréia, os garotos de Porto Alegre lançaram seu primeiro DVD ao vivo. E é sobre ele que iremos falar hoje.

Comecei a acompanhá-los bem no início. Lembro que comprei o CD nas Grandes Galerias (mais conhecida como Galeria do Rock) após assistir ao clip de "Lunático" na MTV. Desde o primeiro momento ficou claro, para mim, a paixão que os músicos tinham pelos 4 rapazes de Liverpool. Com o vocalista Beto Bruno utilizando uma boina que remetia ao filme A Hard Day´s Night (no Brasil, Os Reis do Iê-Iê-Iê) e os músicos todos vestindo terno, nem se fazia necessário menção da influencia do grupo de Lennon/McCartney. A referência de grupos como Beatles e Stones foi ficando cada vez mais notável no decorrer de sua discografia. Nos shows, a história não é diferente. Não acredito que Rodolfo Krieger utilize um baixo Rickenbacker por acaso, por exemplo.

Neste primeiro registro ao vivo, o grupo faz uma retrospectiva de toda sua trajetória. A apresentação é curta, dura um pouco mais de uma hora. Sendo assim, não espere encontrar aqui todas as canções que se tornaram marco na carreira deles. Faltam músicas. Eu, particularmente, senti muita falta de faixas como “Você Me Faz Continuar” e “Sexperienced”. Os músicos optaram por entregar aos seus fãs um DVD honesto. Não foram feitas correções em estúdio (algo cada vez mais comum nos lançamentos atuais). Quem assistir ao DVD terá a oportunidade de ver exatamente aquilo que se presencia nos concertos do Cachorro Grande: pouca fala, muito som. No repertório, poucas baladas. A performance é bem enérgica, mostrando uma banda bem entrosada e bastante empolgada. O grande destaque vai para o guitarrista Marcelo Gross que se mostra bem à vontade com seu instrumento e bastante inspirado nas execuções de seus solos. A parte que deixa a desejar é realmente a parte vocal. Tanto a voz principal quanto os backings. Há várias falhas!

O show foi gravado no Rio de Janeiro, no lendário Circo Voador (casa que ficou responsável por abrir as portas para grandes expoentes do BRock). Na mesma noite apresentaram-se Os Sabonetes, Martin & Eduardo e Lobão. Talvez essa seja a razão do repertório ser tão curto. Por outro lado, isso resultou em algo bem legal que foi uma jam session com músicos dos demais conjuntos ao final do set. A canção escolhida foi um clássico dos Rolling Stones, “Sympathy for the Devil”. O grande destaque fica por conta da bateria de Lobão (para quem não sabe, antes de se lançar como cantor solo e dominar as paradas de sucessos com hits como “Me Chama” e “Decadence Avec Elegance” o rapaz tinha sido baterista dos grupos Vímana e Blitz). Esse é um dos bônus do DVD.

O outro bônus é um making of com cenas de bastidores após a apresentação. Essa parte é fraquinha. A captação de áudio na maior parte do tempo é ruim (ao contrário da captação de áudio do show que é muito boa), o filme é curto e pouco acrescenta. Para os músicos que fizeram parte é uma recordação legal. Tem bem aquele clima de registro de amigos. Mas para aqueles que não convivem com os rapazes, apenas admiram sua musica, essa parte é realmente dispensável. Espero que não demorem mais 6 discos para fazer um novo registro em vídeo e, quando fizerem, optem por um set maior. Do mais, sem reclamações! Ah... em breve chegarás às lojas seu sétimo álbum de estudio, Costa do Marfim,que certamente será resenhado aqui no blog. Aguardem...

Faixas:

01) Intro Interligado
02) A Hora do Brasil
03) Hey, Amigo
04) Conflitos Existenciais
05) Que Loucura!
06) Desentoa
07) Deixa Fudê
08) Roda Gigante
09) A Alegria Voltou
10) Lili
11) Bom Brasileiro
12) Dia Perfeito
13) Vai T Que Dá
14) Lunático
15) Voce Não Sabe O Que Perdeu
16) Sympathy For The Devil (Extra)
17) Backstage (Exra)