segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Karmaflow: O projeto que está unindo heavy metal e vídeogames

Por Rafael Menegueti


“O que começou como um projeto pequeno, para um trabalho de graduação, se tornou um ambicioso, maduro e multifacetado projeto de arte”, é com essas palavras que os criadores do game Karmaflow começam a definir a sua criação. Trata-se da primeira opera rock em forma de videogame da historia.

A iniciativa desses produtores de Utrech, Holanda, tomou proporções gigantescas desde 2012, quando a ideia surgiu. De lá pra cá, diversos nomes famosos do metal se uniram ao projeto, que além de um game, renderá um disco e um show, tudo previsto para o inicio de 2015. As vozes de Simone Simons (Epica), Dani Filth (Cradle of Filth), Alissa White-Gluz (Arch Enemy), Tony Kakko (Sonata Arctica) e Mark Hudson (Dragonforce) darão vida aos personagens do game.

Sander Gommans e Alissa White-Gluz durante as gravações para o projeto
Alem deles, músicos renomados de outras inúmeras bandas emprestarão seus talentos para criar a música que será um dos principais elementos do jogo. A extensa lista de músicos presentes também inclui outros membros do Epica, como Mark Jansen e Coen Janssen, Sander Gommans (HDK, ex-After Forever), membros de Within Temptation, Textures e outras vozes como Charlotte Wessels (Delain), Elize Ryd (Amaranthe), Mariangela Demurtas (Tristania), entre outros. Sem falar nas orquestações criadas pela orquestra holandesa Metropole.


Screenshoots do game
A historia do game promete ser épica, com elementos mitológicos e futuristas, sobre guardiões que protegem diferentes mundos. O game chegou a ser bancado também por sistema de crowdfunding, e agora está na reta fina de produção. Na pagina que os produtores criaram no Facebook, estão disponíveis diversas informações sobre a produção e os primeiros detalhes de divulgação do projeto. A banda Karmaflow inclusive deve fazer uma serie de apresentações tocando a música do game. Entre os músicos que devem se apresentar estão os principais vocalistas presentes no game, Merel Bechtold (guitarrista do MaYaN), Luuk van Gerven (ex-After Forever) e Bob Wijtsma (Blaze of Darkness).


O game deve sair para computador, e um disco com a trilha sonora deve ser lançado simultaneamente. Se você está ansioso para ver os resultados, assim como eu, pode se preparar assistindo à alguns trailers que os desenvolvedores e envolvidos no projeto tem divulgado nos últimos meses. A julgar por eles, as expectativas devem ser cumpridas.