sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Bandas atuais que derrubam a ideia de Gene Simmons de que o rock morreu

Por Rafael Menegueti

Gene Simmons falou algum tempo atrás que o rock estava morto. Muita gente se doeu, retrucou e tentou mostrar que o rock não havia morrido como ele declarara. Mas mesmo assim, ele voltou a afirmar isso, que o rock atual não possui mais nomes icônicos como os que surgiam antigamente. Então, acho que é uma boa ideia listar algumas bandas que podem se tornar icônicas (se ainda não forem) para ir de contrapartida às declarações do líder do Kiss.

Linkin Park
Linkin Park – A banda já está nas paradas de sucesso desde 2000 e sempre moveu multidões por onde passou. Os californianos tem um som que se inova a cada trabalho e promovem uma interessante mistura de estilos, mas sem fugir do rock. Deixando de lado os “xiitismos” de alguns roqueiros preconceituosos, é uma banda que só tem crescido.

Queens of the Stone Age - são mais de 15 anos de estrada e inúmeros sucessos na carreira do grupo liderado por Josh Homme, um dos caras mais criativos que o rock atual possui. Idolatrados por muitos pelos suas faixas enérgicas e shows de tirar o folego, a banda sem duvida já pode ser considerada um dos grandes ícones do rock atual.

Muse
Muse – O trio inglês tem um som poderoso e moderno, e também arrasta bastante publico por onde passa. Varios de seus discos entram facilmente em listas dos melhores lançados na ultima década, com um som tão impressionante que nem parece ser feito por apenas três integrantes (obvio que existem os sintetizadores, mas mesmo assim)

Coldplay – fazendo a linha mais pop rock romântico/depressivo, o coldplay é atualmente o maior nome, um dos que vendes mais discos, e vem se tornando cada vez mais uma banda de grandes shows. A ponto de ser headliner de grandes festivais e turnês.

Avenged Sevenfold
Avenged Sevenfold – Muitos odeiam, mas é inegável que a banda já está entre as maiores do mundo. Dentre as bandas de metal atuais, é a que mais tem o apoio dos grandes nomes do gênero e, aos poucos, vem passando de coadjuvante a headliner das turnês que participa. Logo deve se tornar tão grande quanto as bandas que o influenciaram (para o desespero dos que os odeiam).


Como outros exemplos de como o rock ainda faz muito sucesso comercialmente e pode sim seguir em frente com o estilo podemos citar Arctic Monkeys, 30 Seconds to Mars, Green Day, Slipknot, Marron 5, Kaiser Chiefs, Mastodon, entre outras. Sem falar em inúmeras bandas novíssimas que estão crescendo constantemente, como Halestorm, Bullet for My Valentine, Biffy Clyro, Young Guns, Serenity, Atreyu, Crucified Barbara, The Unguided, a lista não para. Então basta apenas esperar e curtir o som que deve, em breve, trilhar nos caminhos construídos pelos gênios do rock de antes, como o Kiss por exemplo.