sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Pearl Jam atende pedido de fã 22 anos depois





Por Davi Pascale

Essa página que criamos não foi feita somente para falar dos shows que assistimos, dos discos que ouvimos. Claro que gostamos dessas brincadeiras e escrevemos cada texto com o maior prazer, mas comentar algumas histórias curiosas também é bacana. Até para quebrar um pouco a rotina. E no dia 01 de Outubro ocorreu algo muito legal com um fã do Pearl Jam.

Há quem diga que todo fã é idiota. Se essa máxima for uma verdade, então todo mundo é idiota. Não conheço ninguém que tenha passado uma vida inteira sem criar uma admiração pelo trabalho de alguém. Não precisa nem ser de musica. Pode ser um ator, um escritor, o que seja. Todo mundo tem uma inspiração. Se não tem, deveria buscar. Sem isso, a vida fica muito sem graça, muito triste, muito fria o tempo todo. Isso é tão comum que até mesmo nossos ídolos têm ídolos. Essa semana mesmo, assisti uma entrevista com Jon Anderson, conhecido por ser a voz do Yes (um dos principais nomes do rock progressivo) e ele comentou que quando era garoto sonhava em ser um beatle e que quando encontrou Paul McCartney cara-a-cara, anos depois, já como músico profissional, ficou tão emocionado que não conseguia falar nada.

Se você tem admiração por alguém, muito provavelmente já pediu por um autografo, por uma foto. E também não há mal nisso. Quando você tem essa atitude, o que seu gesto está dizendo nada mais é do que ‘admiro seu trabalho’. Já fiquei horas na fila para comprar ingresso de show, já fiquei horas na fila de tarde de autógrafos, mas foi meu máximo. Nunca fiquei esperando artista em aeroporto, nem correndo atrás deles em hotéis. Se encontrar com o cara na rua, também não tenho problema em abordá-lo. Também nunca fiquei chorando, gritando, fazendo palhaçada. Acredito que por isso, na maioria das vezes, fui bem recebido.

Há quem diga que artista quer distancia do publico. Discutível. Sem dúvidas, há artistas que são estrelinhas e há artistas que é mais difícil chegar neles do que no Obama. Mas também há artistas que são acessíveis. E que se não estimulam, ao menos não fogem do seu publico quando alguém tenta um contato. E essas tentativas, às vezes, rendem situações inusitadas como essa que ocorreu com Joe Wolfe, um fã do Pearl Jam que reside em Cincinnati,Ohio.

Publico do Pearl Jam no US Bank Arena

Joe assistiu a um show do Pearl Jam em 1992 quando eles tocaram em um clube chamado Bogarts, na cidade onde vive. Pearl Jam começava a dar seus primeiros passos para o estrelato. O local era uma casa de show de pequeno porte, cabia por volta de 1.500 pessoas. Após a apresentação, os músicos foram até um cinema local conferir “Quanto Mais Idiota, Melhor”. Joe conseguiu chegar neles, mas não havia conseguido um retrato com a banda. Não havia levado câmera, não existia esses aplicativos com câmera embutida para improvisar. Eddie Vedder, para consolá-lo, disse para não se preocupar, que da próxima vez que se encontrassem, tiraria o retrato.

Pois bem, 22 anos depois, o rapaz foi assisti-los novamente. Agora na US Bank Arena com capacidade para 18.000 pessoas. Show sold-out! Conseguiu chegar no musico antes da apresentação. Contou toda a história e pediu pelo tal retrato. Eddie o atendeu, mas optou por não tirar o retrato, sem dar maiores explicações. Durante o show, comentou o ocorrido no microfone e pediu desculpas ao rapaz. “Me confundi com outra pessoa. Achava que era alguém que tinha roubado meu cigarro de maconha em Boggarts”. O músico caiu na gargalhada junto com o público, enquanto seus colegas de banda emendavam em “State of Love and Trust”. A história, contudo, não acabou aí. 

Ao final da apresentação, Eddie Vedder pediu para que levassem o rapaz até o backstage. O cantor lhe deu um autógrafo, uma palheta e tirou a tão sonhada fotografia que havia prometido 22 anos atrás. Legal ver uma banda com a fama do Pearl Jam ter essa atenção com seus fãs. Já vi artistas muito menores se negar a atender seus fãs. Vedder poderia ter feito como muitos. Ignorar toda a situação. Fazer o show programado e ir para o quarto de hotel descansar. Será que o fã voltou feliz para casa ou nem?

Eddie Vedder com Joe Wolfe após o show