terça-feira, 21 de outubro de 2014

Brian Setzer – Rockabilly Riot! All Original (2014)





Por Davi Pascale

Brian Setzer continua na ativa. Depois de uma carreira bem sucedida com o trio Stray Cats, o rapaz se aventurou com a Brian Setzer Orchestra e também como músico solo. Dono de uma extensa discografia, o rapaz de Manhattan lança mais um trabalho solo mantendo as influências do grupo que o fez famoso.

Como o nome do disco entrega, Rockabilly Riot! All Original é um álbum de rockabilly. E como o título também entrega, todas as músicas foram escritas por Setzer. Não é um trabalho com releituras de clássicos do gênero. É um trabalho autoral. Sim, ainda se faz isso.

O mais legal de tudo é que ele tentou recriar a sonoridade da época. Gravou o disco exatamente como os artistas do gênero gravavam, com todos os músicos tocando ao vivo dentro do estúdio. Sem pro tools, sem efeitos. Para quem não sabe, pro tools é um equipamento de correção de voz. Cada vez mais comum nos dias atuais. Por isso que é comum ouvirmos alguém cantar horrores no disco e na hora do show descobrirmos que o cara não é tudo isso. Outra característica bacana que trouxe de volta foi a utilização do baixo acústico que era uma forte característica do rock dos anos 50 e que atualmente está praticamente em desuso.

Brian Setzer lança álbum gravado como nos velhos tempos

“Let´s Shake” abre o álbum trazendo aquele rock animado que levanta até defunto. O piano tocado com poucas notas e bastante velocidade nos remete à nomes como Jerry Lee Lewis e Little Richard. Quem está acostumado com o trabalho de Setzer, provavelmente, se lembrará do clássico “Rock This Town” em alguns momentos. 

É praticamente impossível falarmos sobre rockabilly e não citarmos o rei do rock, Elvis Presley. “Blue Lights, Big City” e “The Girl With The Blues In Her Eyes” são duas músicas que, caso estivesse vivo, o garoto de Tupelo iria querer incluir no seu repertório. As composições são bem similares às canções que Presley gravava na primeira fase de sua carreira, inclusive, linha vocal.

Esse é um detalhe bacana também. Setzer não apenas criou os arranjos de suas canções baseado na sonoridade da época, como também as linhas vocais. Todas as características da época de ouro do rock estão aqui: a referência da surf music (“Nothing Is A Sure Thing”), a influência da música country (“I Should´a Had a V-8”), os vocais escorregadios, as falas... Se você sentia falta daquele rock simples e cativante de artistas como Gene Vincent, Eddie Cochran, dos primeiros anos de Elvis Presley, então Brian ouviu suas preces. Rockabilly Riot resgata elementos do início do rock que não se encontram mais nas rádios, nem em grande parte dos discos atuais. Trabalho extremamente divertido e bem feito!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: rock puro

Faixas:
      01)   Let´s Shake 
      02)   Rockabilly Blues
      03)   Vinyl Records
      04)   Lemme Slide
      05)   Nothing Is A Sure Thing
      06)   What´s Her Name?
      07)   Calamity Jane
      08)   The Girl With The Blues In Her Eyes
      09)   Stilleto Cool
      10)   I Should´a Had a V-8
      11)   Blue Lights, Big City
      12)   Cock-a-Doodle Don´t