quarta-feira, 22 de outubro de 2014

L.A. Guns – Wasted (1998)





Por Davi Pascale

Hoje, resolvi postar sobre um disco que não é um lançamento, nem um grande sucesso. É exatamente o oposto. Wasted é um EP extremamente obscuro do L.A. Guns, lançado em 1998. O que é uma pena, já que trata-se de um grande disco. Diria que o responsável por coloca-los de volta ao trilho, musicalmente falando, depois do fraco American Hardcore.

A banda vivia uma fase complicada, o que talvez explique o pouco caso com o material. As formações mudavam todo o tempo, estavam fora das programações de rádio/TV (para quem não sabe, os 3 primeiros álbuns são relativamente bem sucedidos. Nunca explodiram que nem um Guns n´ Roses ou um Bon Jovi, mas conseguiram alguns sucessos) e, para piorar, os shows estavam rareando.

Praticamente dois motivos ocasionaram a queda de popularidade: a cena musical havia mudado e o vocalista Phil Lewis (idolatrado pelos fãs) estava fora da banda. Nesse EP, quem ficou responsável pela gravação dos vocais foi Ralph Saenz, que atualmente canta com o nome de Michael Starr no grupo cômico Steel Panther. Uma pena que a galera insista no sentimento ‘prefiro Phil’. Também gosto muito de Phil Lewis, mas não dá para negar que o trabalho vocal do garoto aqui é matador. Completavam o time; o baixista Johnny Crypt, o baterista Steve Riley e o guitarrista Tracii Guns.

EP foi gravado com vocal do Steel Panther

“Wasted” abre o disco maravilhosamente bem. É aquela música que trabalha com mudança de clima. Nos versos ela é calma, soa como uma balada. No refrão, cresce com tudo. Eu sei que muitas bandas comerciais utilizam essa fórmula atualmente, mas aqui é jogada é outra. Não apresenta aquela sonoridade FM. L.A.Guns é uma banda de hard rock, se tivesse que comparar com alguém, em termos de construção, diria que me remete um pouco ao Slash´s Snakepit. “Well Spent” e “Heavy Head” vem na sequência, mantendo o nível do disco, apontando um lado mais pesado, onde as guitarras e bateria já deixavam claro a influência zeppelin que seria abordada alguns anos depois no (ótimo) Man In The Moon

“Forgiving Eyes” é a balada do disco. Mas não é aquela balada com violões para cantar em luau com os amigos. Famosa balada rocker. Aliás, destaca-se aqui o belíssimo solo de Tracii Guns e a bateria inspirada de Riley.  O EP fecha com duas releituras: “Jayne 98”, uma boa releitura de “Ballad of Jayne” (um dos maiores sucessos do grupo) e uma versão matadora de “Cold Gin” do Kiss. No clássico do grupo de Stanley/Simmons, os músicos não se preocuparam em reproduzir nota por nota. Deram uma cara deles, com uma interpretação mais pesada com direito à agudos e quebra de tempo. Interessantíssimo!

Infelizmente, por não conterem hits e/ou não contarem com a formação mais popular, muitos ótimos álbuns acabam passando batido entre os fãs. Foi assim com o Carnival of Souls (Kiss), o álbum auto-intitulado do Motley Crue (que contava com o excelente vocalista John Corabi) e é assim com esse EP do L.A. Guns. Lembro de uma entrevista com o Ralph Saenz, dizendo que esse disco não tinha vendido nem 12 cópias. Claro que era exagero dele, mas tal afirmação só serve para demonstrar o pouco caso com o disco, não somente com a imprensa, mas entre seus próprios admiradores. Tenho certeza que se os fãs do grupo parassem para ouvir, muitos iriam curtir, mesmo não contando com a presença de Phil Lewis. Quem sabe agora com o rapaz cantando no Steel Panther, que está em uma crescente, não surja interesse nas pessoas em descobrirem esse álbum?

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Mortal

Faixas:
      01)   Wasted
      02)   Well Spent
      03)   Heavy Head
      04)   Forgiving Eyes
      05)   Jayne 98
      06)   Cold Gin