sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Sonata Arctica – Ecliptica Revisited (15th Anniversary Edition)

Por Rafael Menegueti

Sonata Arctica - Ecliptica Revisited
Dez entre dez fãs de Sonata Arctica amam o “Ecliptica”. O deput da banda lançado em 1999 é um clássico do power metal e possui algumas das faixas mais queridas dos fãs da banda finlandesa. Por isso não é de se estranhar que eles tenham decidido fazer um lançamento especial comemorativo agora, 15 anos depois de “Ecliptica” chegar às lojas.
A diferença está no modo como a banda decidiu comemorar a ocasião. Ao invés de uma edição comemorativa cheia de bônus, que provavelmente seriam demos e outras coisas velhas (mas não menos interessantes), o grupo decidiu regravar o seu primeiro trabalho completamente. O que pra alguns foi motivo de comemoração, e pra outros de preocupação.

Preocupação porque o maior medo dos fãs seria de que a banda deformasse suas canções. Isso porque a sonoridade do Sonata mudou muito com o tempo. As levadas aceleradas dos primeiros trabalhos deram lugar a uma sonoridade mais cadenciada, melodias com arranjos sinfônicos e referencias a hard rock. Mas posso garantir que a banda buscou máxima fidelidade às estruturas originais do seu disco. O que não significa que ele tenha ficado igual, senão qual seria o ponto de regravá-lo?

A grande diferença entre a versão original e essa regravação esteja na ênfase das músicas. A banda buscou trazer suas canções para a atualidade, ajustando ao modo como elas soariam hoje, com o line-up atual da banda. Logo de cara, ao ouvir o começo de 
“Black File”, podemos ter uma ideia de como eles trataram com seriedade essa ideia. A faixa mantem a mesma pegada, mas com uma produção totalmente moderna e mais encorpada, como seria de se imaginar. Comentários iniciais de alguns fãs ao ouvirem os trechos disponibizados pela banda antes do lançamento criticavam a sonoridade dizendo que parecia faltar a paixão que os músicos demonstravam na gravação original. Discordo totalmente. Ela está lá, uma emoção que podemos sentir pelo carinho como as músicas foram tratadas.

Os Finlandeses do Sonata Arctica
Os pontos altos do disco são faixas que sempre estiveram no gosto dos fãs e que receberam versões dignas aqui, como “My Land”, “Kingdom for a Heart” e “Full Moon”. “Replica” também ficou bem empolgante. A bela balada “Letter to Dana” ganhou mais peso, e está menos arrastada, mas foi uma das poucas que achei inferior a versão original, embora ainda esteja legal. Talvez tivesse sido interessante um arranjo acústico, como o que eles costumam fazer ao vivo, e ficou registrado no DVD “Live In Finland”.

O disco tem como bônus uma cover do clássico “I Can´t Dance” do Genesis (muito bacana por sinal), e na edição japonesa uma regravação de “I´m Haunted”, faixa anterior a esse disco. Só senti falta de “Mary-Lou”, faixa bônus da versão japonesa do original, mas que também entrou nas edições regulares da remasterização lançada em 2008. Mas tudo bem. Um lançamento digno para homenagear um grande disco.

Nota: 8/10
Status: nostálgico

Faixas:
1. Blank File
2. My Land
3. 8th Commandment
4. Replica
5. Kingdom For A Heart
6. Fullmoon
7. Letter To Dana
8. UnOpened
9. Picturing The Past
10. Destruction Preventer

Bonus:
11. I´m Haunted (versão japonesa)

12. I Can’t Dance (Genesis cover)