sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Kamboja – Kamboja (2014)





Por Davi Pascale

A cena mainstream brasileira já teve dias melhores, bem melhores por sinal. Que o diga os anos 80, onde tínhamos grupos do porte de Titãs, Barão Vermelho, Legião Urbana e Ultraje a Rigor invadindo as rádios. Ou então os anos 60, com a explosão do Jovem Guarda e nomes como Roberto Carlos, Wanderléa, Os Incríveis e Erasmo Carlos liderando a audiência da televisão. Atualmente, na cena mainstream brasileira tem um ou outro nome que me agrada, a maioria acho fraca. No underground, contudo, o rock brasileiro nunca esteve tão forte. E a idéia hoje é falar justamente de uma banda que vem crescendo na cena underground: o Kamboja.

A banda é nova. Os integrantes, não. Já conhecia Fabio MK, o André Curci e Paulo Thomas das apresentações que faziam no lendário e extinto Blackjack Rock Bar. Assisti o Baranga lançando seu primeiro CD lá. O batera deles era o Paulo, ou como é mais conhecido entre o pessoal das antigas, o Paulão. E, nessa época, o cara já era macaco velho. Ele foi o responsável pelas baquetas do Centúrias, grupo que fazia parte da primeira leva de bandas de metal nacional. Os caras participaram do projeto SP Metal, lançaram vinis pela Baratos Afins. Aquela história toda. Agora, depois de anos separados, a banda voltou, mas sem ele.

O Fabio MK, o pessoal chamava ele de Macarrão. Lembro dele cantando em uma banda cover do Skid Row chamada Skid Rolla que assisti diversas vezes. Tanto no Blackjack quanto no Manifesto, quando esse tinha ainda uma outra cara, com palco em outra posição. Também lembro dele apresentando um programa de heavy metal que passava na madrugada, o Sleevers. Já o André Curcci, assisti com o Threat. Tenho, inclusive, um CD demo do conjunto que comprei em uma dessas apresentações. Também foi um dos guitarristas do Musica Diablo, ao lado de Derrick Green (Sepultura). Mas esse não assisti ao vivo... O único que não me recordava é o baixista Frank Gasparotto. Pode até ser que tenha assistido ele com alguma banda e não esteja lembrando, mas...

Banda paulistana faz som pesado e com letras em portugues. Guitarras apresentam forte influencia de AC/DC

Algo que me deixa muito feliz nessa nova cena brasileira é notar que as bandas não estão querendo soar como o novo Angra, o novo Sepultura ou o novo Krisiun. Pelo contrário, estão trazendo de volta uma sonoridade hard que há muito tempo estava perdido na cena brasileira. Outra característica bacana é a volta das letras em português. Nada contra bandas brasileiras que cantam em inglês. Adoro várias delas: Dr. Sin, Korzus, Shaman, Viper, Angra, Hangar, Sepultura, Shadowside, por aí vai... Só não gosto quando gravam com inglês tosco. Acho que esse tempo já passou. De todo modo, sentia falta de bandas mais pesadas cantando em português. A cena começou assim com grupos como Salario Minimo, Harppia, Stress, e depois de um tempo, essa característica se perdeu. Feliz com essa retomada.

Na verdade, o álbum de estreia ainda está sendo preparado. O que está disponível para venda é um CD de apenas 4 faixas que te dá uma dimensão da proposta dos caras. A qualidade de gravação é apenas ok. As faixas, contudo, são excelentes. “Acelerando” abre o EP com uma sonoridade bem direta, onde destaca-se o trabalho de bateria com uma levada à la Tommy Lee, com a famosa marcação de bumbo e caixa juntos. Em “Bomba Relógio” e “Tarde No Bar” destacam-se os excelentes riffs de guitarra. Aliás, quem curte AC/DC, irá delirar com esse CD. Os riffs são altamente influenciados pela banda australiana. Já “Dona da Madrugada” chama a atenção pela letra hilária. Versos como “Vai dando a mão pra molecada/Ela é a dona da madrugada/Faz mais sucesso que a seleção/Que golaço de profissão” são geniais. Fabio fez um ótimo trabalho vocal, mas não conseguiu perder a influência do Sebastian Bach. Nos sustains e nos momentos em que joga a voz pra cima, é quase impossível não nos lembrarmos do cantor do Skid Row. As letras abordam situações tipicas do universo rock n roll falando de noitadas no bar, estrada, mulheres.  Diversão pura!

Nas próximas semanas, pretendo escrever de mais umas 3 ou 4 bandas que ainda não atingiram o estrelato e que acho que vale a pena a galera ficar esperta. Deixo agora com vocês, um clipe da banda para que vejam se aprovam ou não o som dos caras. Confere aí... 


Nota: 8,0 / 10,0
Status: rock n roll pesado e divertido

Faixas:
      01)   Acelerando
      02)   Bomba Relógio
      03)   Tarde no Bar
      04)   Dona da Madrugada