segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Pato Fu – Não Pare Pra Pensar (2014):



Por Davi Pascale

Depois de sete anos desde seu último disco de inéditas, o grupo mineiro Pato Fu retorna com novo material e nova formação. Em um de seus melhores trabalhos, grupo resgata vários elementos do passado e traz participação especial de um famoso artista pop da década de 80.

Pato Fu não foi aquela banda que me conquistou de cara. Demorou um tempo até que conseguisse compreender a jogada do grupo. O fato de transitarem por diversos universos, me fazia acreditar que não tinham personalidade. Demorei a entender que esse era justamente o charme do grupo e que era aí que estava seu diferencial. Atualmente, acho uma banda interessante...

Não foi somente eu quem mudou. Algumas mudanças ocorreram na banda. O baterista Xande Tamietti, presente desde Gol De Quem?está fora. Sua saída não foi turbulenta. Não houve brigas e o cara não foi expulso também. Saiu por vontade própria, por querer se dedicar à outros projetos. Para seu lugar, veio Glauco Nastacia, do grupo Tianastácia. Aqui, assume o nome de Glauco Mendes. Se em Rotomusicliquidificapum Pato Fu era um trio, hoje são um quinteto. Lulu Camargo que entrou em 2005 como musico convidado, hoje é efetivo.

Xande tinha outro estilo de tocar. Glauco vem de outra escola. Toca mais pesado. E isso, de certa forma, deu uma revitalizada no som da banda. Aquela velha história: integrante novo, sangue novo. Claro quem mudança de integrante nunca é algo simples, mas o resultado final foi bem acima do esperado. Pelo menos no disco. Agora é esperar par ver como as músicas antigas vão soar com o rapaz nos shows. Os fãs das antigas poderão matar a saudade de Xande na releitura de “Mesmo Que Seja Eu”, clássico da dupla Roberto/Erasmo Carlos.

Disco apresenta sonoridade mais animada e conta com novo baterista

Se Daqui Pro Futuro apontava para um caminho mais calmo, Não Pare Pra Pensar é exatamente o oposto. Trabalho extremamente animado. O grupo volta a cruzar seu pop/rock com sonoridades dançantes. Outra característica que está de volta é o guitarrista John Ulhoa assumindo os vocais principais em algumas faixas do disco. Para ser mais especifico, o rapaz assume o vocal em “Ninguém Mexe com o Diabo” e em “You Have To Outgrow Rock n´ Roll”. Também canta junto com Fernanda a faixa-título.

Muitos voltam toda sua atenção à cantora Fernanda Takai e se esquecem que John é uma figura importante dentro do grupo. No novo trabalho, o rapaz compôs sozinho 8 das 11 músicas do repertório, além de ter sido o responsável pela gravação e pela mixagem do CD. 

Em “Pra Qualquer Bicho” trazem um dueto com o cantor Ritchie. Famoso por ter atingido as paradas nos anos 80 com canções como “Menina Veneno” e “A Vida Tem Dessas Coisas”, já havia feito participação especial em alguns shows do projeto Musica de Brinquedo e agora empresta sua voz à uma canção inédita.

Além das composições de John, outra característica marcante do grupo é, sem dúvidas, as linhas vocais de Fernanda Takai. E elas continuam intactas. Oras mais séria como em “Crédito ou Débito”, oras mais inocente como em “Eu Era Feliz”, mas sempre suave. Em Não Pare Pra Pensar temos o velho Pato Fu marcando território, fazendo um som que é ao mesmo tempo experimental e popular, rock e dançante, inteligente e radiofônico. Voltaram bem...

Nota: 8,5/10,0
Status: Animado

Faixas:
      01)   Cego Para as Cores
      02)   Crédito ou Débito
      03)   Ninguém Mexe Com o Diabo
      04)   Não Pare Pra Pensar
      05)   Eu Era Feliz
      06)   Um Dia Do Seu Sol
      07)   You Have To Outgrow Rock n´ Roll
      08)   Siga Mesmo No Escuro
      09)   Pra Qualquer Bicho
      10)   Mesmo Que Seja Eu
      11)   Eu Ando Tendo Sorte