quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Smashing Pumpkins – Monuments of an Elegy (2014)

Por Rafael Menegueti

Smashing Pumpkins Monuments to an Elegy

Billy Corgan está de volta. Único membro da formação original do Smashing Pumpkins, o músico de Chicago trata de manter sua banda viva depois de mais de 25 anos de estrada e lança “Monuments to an Elegy”, nono álbum de estúdio da banda. Assim como “Oceania” (2012), esse trabalho faz parte do ciclo “Teargarden by Kaleidyscope”, que Corgan iniciou em 2009.

Billy Corgan é o único membro da formação original da banda

A banda novamente passou por muitas mudanças, com a saída de Mike Byrne (bateria) e Nicole Fiorentino (baixo). A principal novidade é a participação de Tommy Lee, do Mötley Crue, como convidado na bateria. Corgan gravou todo o resto junto do guitarrista Jeff Schroeder. O resultado é um disco que parece ter bem a cara das composições atuais de Billy. Cheio de referencias psicodélicas, com ênfase nas guitarras e sintetizadores, e com uma pegada alternativa já característica do atual Smashing Pumpkins.

Tommy Lee apareceu como convidado tocando bateria no disco

Não preciso dizer que esse trabalho não se compara aos clássicos do grupo. “Being Beinge”, primeiro single do disco, nem de longe causa o mesmo impacto que teríamos ao ouvir faixas como “Today” ou “Bullet With Butterfly Wings” pela primeira vez, por exemplo. Aquele velho Pumpkins deu lugar a uma banda menos ousada e impactante, mas que não decepciona ao entregar boas melodias e faixas de rock bem trabalhadas. Dentre as que se destacam estão “Drum + Fife”, “One and All (We Are)”, “Monuments”, “Anti-Hero” e “Tiberius”, que abre o disco.

O Pumpkins ainda volta em 2015. Não só com o disco “Day for Night”, mais uma parte do ciclo de lançamentos recentes do grupo, mas também aos palcos brasileiros no Lollapalooza 2015, onde a banda acaba de ser confirmada. Vale a pena, portanto, conferir mais esse novo lançamento dos Pumpkins e aguardar para ver o grupo ao vivo novamente.

Nota:7,5/10
Status: interessante

Faixas:
1. Tiberius
2. Being Beige
3. Anaise!
4  One and All (We Are)
5. Run2me
6. Drum + Fife
7. Monuments
8. Dorian
9. Anti-Hero