segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

DragonForce - Maximum Overload (2014)

Por Rafael Menegueti
DragonForce - Maximum Overload
Poucas bandas dividem tanto opiniões quanto os britânicos do DragonForce. Eles fazem parte daquele grupo de bandas de power/speed metal que se destacam pelo incrível domínio da técnica, o que para alguns parece apenas exibicionismo sem qualquer emoção ou paixão. Mas eu deixo claro: não concordo com essa ideia, e o DragonForce é um dos grupos que me ajudam a enxergar isso.

Obvio que a técnica e o exibicionismo do instrumental são coisas presentes no trabalho do Dragonforce, mas eles não deixam de ser uma banda com substancia e conteúdo. A habilidade de seus músicos, em especial dos guitarristas Herman Li e Sam Totman, são apenas alguns dos ingredientes que fazem o sucesso da banda.

A banda continua virtuosa e com muita energia
Em seu mais recente trabalho, “Maximum Overload”, o grupo tratou de caprichar na mistura de melodia, velocidade e virtuosismo. Esse é o segundo trabalho com o vocalista Marc Hudson, que apesar de também sofrer com alguma resistência (como sempre acontece nesses casos) dos que ainda preferem ZP Theart, consegue tirar de letra graças a seu carisma e bom trabalho nos vocais.

O disco possui faixas muito potentes e que trazem todas essas características que já citei. “The Game”, primeiro single e faixa que abre o disco, possui um refrão pegajoso e empolgante, conta ainda com a participação de Matt Heafy do Trivium. O mesmo também aparece em outras duas faixas: “Defenders” e “No More”, outros destaques. Outras boas canções do disco são “Tomorrow´s Kings”, “The Sun Is Dead” e a curiosa cover de “Ring of Fire” de Johnny Cash.

Não preciso dizer que o trabalho instrumental é impecável, que as músicas estão bem produzidas e com arranjos excelentes. O Dragonforce mostrou mais uma vez sua competência com um belo álbum. E os fãs brasileiros ainda terão a oportunidade de ver a força e a energia que o grupo exala ao vivo em 2015, na turnê conjunta com o Epica pelo país. É só aguardar.

Nota: 9
Status: Frenético

Faixas:
1. The Game
2. Tomorrow’s Kings
3. No More
4. Three Hammers
5. Symphony of the Night
6. The Sun is Dead
7. Defenders
8. Extraction Zone
9. City of Gold
10. Ring of Fire