terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Megadeth – Countdown to Extinction Live DVD (2013)



Durante o mês de Janeiro, o Riff Virtual está de férias. Nesse período, estaremos reprisando algumas de nossas melhores matérias. A partir de 1 de Fevereiro estaremos de volta com matérias inéditas. Obrigado pelo apoio. Rock On!


  

Por Davi Pascale

Dave Mustaine, David Ellefson, Chris Broderick e Shawn Drover nos entregam mais um DVD ao vivo. Dessa vez comemorando os 20 anos de Countdown to Extinction. Exatamente! Os rapazes apresentam o álbum do início ao fim e – é claro – alguns números bônus para que o show não fique muito curto. 

Countdown to Extinction é considerado por muitos como a resposta de Dave Mustaine ao Black Album do Metallica. Há quem os defenda dizendo que aqui há vários momentos que soam como thrash e que não deve ser comparado ao álbum preto. Devo dizer que, infelizmente, faz sentido. As músicas diminuíram de andamento, ganharam uma cara mais comercial e começaram a apostar mais nos clipes para a MTV. Infelizmente para os xiitas, é claro. Eu, particularmente, considero Countdown to Extinction e Black Album grandes discos.

O álbum original foi lançado em 1992. Estavam naquela que, para mim, é sua melhor formação: Dave Mustaine, Marty Friedman, David Ellefson e Nick Menza. Sem querer desmerecer os outros (exímios) músicos que passaram pelo conjunto, é claro. “Symphony of Destruction” acabou se tornando um grande hit, assim como a faixa de abertura, “Skin On My Teeth”.

A apresentação ocorrida em 7 de Dezembro de 2012 no Fox Theater, inicia com 3 faixas de aquecimento. Entre elas, o hit “Trust” (Cryptic Writings) e o clássico “Hangar 18” (Rust In Peace). Não demora muito e os músicos mandam o álbum na integra. As faixas rolam na sequência do disco com os arranjos bem próximos aos originais. Há uma mudança aqui, outr ali, mas nada de causar revolta.

Banda faz releitura de disco clássico em apresentação cheia de energia

Essa febre de tocar um disco clássico na integra começou há algum tempo e Dave Mustaine parece ter curtido a ideia. Já haviam feito o mesmo com Rust In Peace e nesse momento estão fazendo o mesmo com Youthanasia. Aliás, a galera de São Paulo poderá conferir esse show hoje mesmo.

O Megadeth é uma banda que não é de fazer muitas surpresas. Temos aqui o que esperamos deles. Shawn Drover destruindo na bateria, Dave Mustaine tocando e cantando extremamente concentrado fazendo cara de bravo, Chris Broderick cheio de caras e bocas. O esquema do show é praticamente o mesmo. Pouca fala e muito som. O palco está com uma produção um pouco mais elaborada com a presença de três grandes telões de cristal liquido que exibem imagens sincronizadas com as músicas. No megaclássico “Peace Sells... But Who´s Buying” eles mostram que possuem seu Eddie e colocam a caveira da capa do disco para interagir com o público. Muito legal! Mas a noite se encerra mesmo com “Holy Wars”. Perfeito!

A ideia de reviver um álbum na integra é bacana porque dá a chance de os fãs mais novos descobrirem verdadeiras perolas que ficam escondidas nos discos e dos fãs mais velhos se deliciarem com aquele som que ele sempre ouviu no último volume e sempre lamentou seus ídolos não terem acrescentado no setlist por não ser um hit. Nos letreiros há informação de captação de imagens de backstage, mas no meu DVD só veio o show. Não entendi. Mesmo assim, trata-se de um registro essencial para qualquer fã de música pesada que se preze.

Nota: 9,0 / 10,0
Status:Empolgante

Faixas:
      01)   Trust
      02)   Hangar 18
      03)   Public Enemy
      04)   Skin On My Teeth
      05)   Symphony of Destruction
      06)   Architecture of Agression
      07)   Foreclosure of a Dream
      08)   Sweating Bullets
      09)   This Was My Life
      10)   Countdown to Extinction
      11)   High Speed Dirt
      12)   Psychotron
      13)   Captive Honour
      14)   Ashes In Your Mouth
      15)   She Wolf
      16)   Peace Sells
      17)   Holy Wars ... The Punishment Due