sábado, 10 de janeiro de 2015

Guns n Roses – In New York: Live At The Ritz 1988 DVD

Durante o mês de Janeiro, o Riff Virtual está de férias. Nesse período, estaremos reprisando algumas de nossas melhores matérias. A partir de 1 de Fevereiro estaremos de volta com matérias inéditas. Obrigado pelo apoio. Rock On!
 

Por Davi Pascale

O começo de uma nova era. Não apenas para os rapazes da banda, mas para os fãs de rock n´roll em geral. Podemos, desse modo, qualificar a apresentação registrada nesse disco. Talvez uma das apresentações mais pirateadas dos garotos selvagens de Los Angeles, finalmente chegou ao mercado com uma boa qualidade de gravação e preço acessível pela gravadora Coqueiro Verde recentemente.

Qualquer fã que se preze, tem esse show em sua casa. Seja pela gravação da extinta TV Manchete, seja pela transmissão cheia de sons cortados de uma até então iniciante MTV Brasil, seja pelas inúmeras cópias pirateadas em lojas especializadas ou entre colecionadores, seja por esse DVD. Qualquer pessoa que se considere um fã tem a obrigação de ter esse registro.

Essa performance foi registrada pela MTV quando o grupo tinha acabado se soltar seu debut, Appetite for Destruction. A emissora chegou ao nosso país em 1990, mas nos EUA ela já existia desde 1981. Nessa época, a Music Television já tomava conta do mercado musical. Eles tinham maior influencia entre os jovens do que a rádio. Ter um clipe na MTV era meio caminho andado para o estrelato. Ou vocês acham que a preocupação que as bandas dessa geração tinham com o visual veio do nada?

A trupe liderada por Axl Rose já chegou causando polemica, sem contar que confundiu a cabeça dos críticos e até mesmo dos roqueiros. As polemicas rolaram por conta da capa do LP. Aqui no Brasil nunca tivemos muita preocupação com esse tipo de coisa, embora nessa época, costumassem censurar as letras dos conjuntos brasileiros colocando buzinas nas rádios, proibindo sua execução nas emissoras e até mesmo proibindo a venda para menores de 18 anos. Mas em relação à imagem de capa, não era habitual. Nos EUA, por outro lado, era a historia mais comum do universo. Varios artistas tiveram que refazer suas capas como a cantora Lita Ford (Out For Blood) ou o Stryper (To Hell With the Devil). E a capa do Appetite foi uma delas. O desenho da garota sendo estuprada por um robô foi considerada ofensiva e a gravadora criou uma segunda arte trazendo apenas o logo da banda. Aquele com as caveirinhas na cruz, manja?
 
Capa alternativa de Appetite for Destruction
 
Como disse, os caras confundiram a cabeça de todos. Eles se vestiam como os músicos do movimento hair metal (vendido no Brasil com o preconceituoso título de rock farofa). Cabelos compridos extremamente bem cuidados, calça de couro justa, um visual quase andrógino. O som, entretanto, era muito mais pesado do qualquer banda daquela época trazendo referencias de grupos de hard rock setentista e até mesmo da cena punk. Muitos não sabiam como enquadrar seu som. O que ficou notado era de que aqueles 5 loucos estavam crescendo rapidamente e que mais do que um grupo de sucesso, estavam se tornando ídolos de toda uma geração. Eles traziam todos aqueles ingredientes que se esperava de uma banda de rock. Guitarras cheias de ótimos riffs, peso, vocal gritado, inúmeras histórias envolvendo garotas, bebidas, carros velozes. Era o famoso grupo ame ou odeie.

E toda essa raiva, toda essa atitude, todo esse gás estão registrados nessa apresentação. Com a formação ainda original (Axl Rose, Slash, Duff, Izzy e Steven Adler), sem problemas de egos (ainda), os caras tocavam como se aquele fosse o ultimo show de suas vidas. Axl Rose gritava dançando freneticamente. Slash embarcou em sua figura mística e se apresentava com o cabelo tapando o seu rosto, solando como se não tivesse mais ninguém em sua volta. Duff suando como um porco. Adler sorria cada vez que a câmera pegava ele. Izzy fumando um cigarro atrás do outro. Era como se estivessem realizando seu sonho de infância. Tinha um toque inocente e selvagem ao mesmo tempo.

O show ainda não tinha aquela mega-produção com rampas no palco, fogos, trocas de figurino, pianos de cauda, backing vocals, tecladistas. Eram apenas os 5 fazendo o melhor que podiam. Claro que as execuções não são perfeitas. É possível pegar alguns erros, mas o show é simplesmente mágico. A adrenalina dos caras estava a mil. Quem assistiu esse show pela televisão, jamais imaginou que a história deles iria virar esse carnaval. Ainda não existia aquela preocupação se o cara iria parar o show no meio e sumir. Se iriam demorar uma década para soltar um disco. Nada disso. A idéia de ter uma banda com o nome de Guns n Roses contando apenas com Axl era algo inimaginável. Ainda que nessa época o assédio em cima do rapaz já fosse grande.
 
Apresentação marcada por garra e simplicidade
 
 Assistir esse DVD é voltar no tempo. Um tempo onde a juventude tinha ídolos. Um tempo onde as empresas não exploravam na venda de ingressos. Um tempo onde haviam lojas de discos nas ruas, seções de LP´s nos supermercados. Um tempo onde nossos ídolos apareciam na televisão e nas capas de revistas para falar sobre seu trabalho e não para se exibir na praia ou mostrar com quem ficou, com quem deixou de ficar. Tempo que, infelizmente, se foi e não irá mais voltar.

Nota: 10/10
Status: Mágico

Faixas:
      01)   It´s So Easy
      02)   Mr. Brownstone
      03)   Outta Get Me
      04)   Sweet Child O´ Mine
      05)   My Michelle
      06)   Knocking On Heaven´s Door
      07)   Welcome To The Jungle
      08)   Nightrain
      09)   Paradise City
     10)   Rocket Queen