sábado, 31 de janeiro de 2015

Silverchair – Live at Faraway Stables (2004) – CD e DVD



Durante o mês de Janeiro, o Riff Virtual está de férias. Nesse período, estaremos reprisando algumas de nossas melhores matérias. A partir de 1 de Fevereiro estaremos de volta com matérias inéditas. Obrigado pelo apoio. Rock On!


Por Rafael Menegueti

Em 2004, os australianos do Silverchair lançaram seu primeiro registro ao vivo, o box “Live at Faraway Stables”, com CD e DVDs duplos, com o show gravado em Newcastle, terra natal da banda. Esse registro também marca a melhor e mais criativa fase da banda ao vivo, pena que não foi lançado no Brasil, e hoje em dia é raridade até entre os fãs da banda.

A turnê era a do álbum Diorama, o quarto do grupo, onde a banda explorava uma sonoridade mais experimental, com arranjos sinfônicos e melodias carregadas de emoção e criatividade. Coincidia também com os dez anos da formação da banda, portanto esse show tinha um caráter mais do que especial. Para isso, a banda dividiu a apresentação em dois atos: no primeiro, um set com as faixas mais leves, melódicas e as baladas. No segundo, as músicas mais agressivas, rápidas e pesadas são a prioridade.

Daniel Johns em cena do DVD


Daniel Johns, vocalista e guitarrista da banda, sobe ao palco sozinho na primeira faixa, “After All These Years”, uma emocionante e bela passagem de johns ao piano, de forma intimista e ao mesmo tempo atmosférica. A partir daí, já com a formação completa, começa um desfile de faixas de Diorama, onde se destacam as performances de “Luv Your Life”, “Across the Night” e da épica “Tuna In The Brine”. Daniel e seus parceiros conseguem dar um toque leve e tranquilo ao inicio da apresentação, afinal, ela duraria mais de duas horas ao todo, e a energia precisava ser preservada. A banda ainda surpreende acrescentando “Petrol & Chlorine”, faixa obscura do álbum Freak Show, de 1997, que nunca era tocada ao vivo. E ela soa bem mais interessante do que na versão antiga de estúdio.

O ponto forte da primeira parte vem quando a banda executa as suas músicas mais famosas: “Ana’s Song (Open Fire)” e “Miss You Love”, ambas do álbum Neon Ballroom. Embora elas possam soar calmas demais nessas versões, a banda visivelmente acerta em optar por manter o clima intimista e suave durante todo o primeiro ato. Isso deixou a apresentação mais coesa. A primeira parte é encerrada com “Steam Will Rise”, onde quem se destaca é o baterista Ben Gillies, que carrega o ritmo da música com sua levada e ainda realiza um ótimo solo na música.

A segunda parte se inicia com uma introdução do tecladista Julian Hamilton, e logo a banda entra com a forte “Emotion Sickness”. A faixa que abre “Neon Ballroom” é também uma das mais potentes e impactantes músicas da banda, com sua orquestração pesada e letras sobre angustia e tristeza. Na apresentação ela da a dica de como será o restante do show. “Without You” vem em seguida, mas é com “Israel’s Son”, única e mais pesada faixa do debut da banda, Frogstomp, que o show ganha o peso que precisava para explodir de vez.

Banda realizou o show em dois atos
“Do You Fell the Same” e “Black Tangled Heart” na minha opinião quebraram um pouco o clima, e não sei se eram boas opções nesse setlist. Melhor seria se faixas como “Slave” ou “Pure Massacre” tivessem sido lembradas. O show volta a ter o ritmo que devia com “The Greatest View” e o groove de “The Door”. Então outro grande hit da banda, “Freak”, ferve de vez os ânimos e começa a preparar para o final. Ainda haveria “Anthem for the Year 2000” para criar uma interação maior entre a banda e o público. A pesada “One Way Mule” fecha o ciclo antes do bis, que vem com mais uma balada ao piano de Johns, o ótimo lado b “Asylum”.

A banda encerra o show com a empolgante e cheia de riffs “The Lever”, seguida de uma jam improvisada que a banda costumava apresentar nos encerramentos de seus shows. Durante ela, Daniel Johns cria uma historia maluca que ele recita como quem sequer se importa com o que esta dizendo. Divertido, ele pula nos amplificadores e sai fazendo graça com a guitarra, enquanto o caos sonoro fica maior até o encerramento que se da em grande estilo. Um “thank you” de Johns encerra um show da banda que entrou para a historia.

Nota: 8/10
Status: potente

Faixas:
Act 1
"Overture" – 1:32
"After All These Years" – 4:33
"World Upon Your Shoulders" – 5:14
"Tuna in the Brine" – 5:27
"Luv Your Life" – 4:44
"Paint Pastel Princess" – 4:36
"Petrol & Chlorine" – 5:07
"Across the Night" – 5:25
"Ana's Song (Open Fire)" – 4:33
"Miss You Love" – 4:10
"Steam Will Rise" – 9:26
Act 2
"Overture" – 0:55
"Emotion Sickness" – 9:30
"Without You" – 4:11
"Israel's Son" – 7:32
"Black Tangled Heart" – 4:25
"Do You Feel the Same?" – 4:32
"The Greatest View" – 5:08
"The Door" – 5:45
"Freak" – 5:12
"Anthem for the Year 2000" – 6:01
"One Way Mule" – 6:21
"Asylum" – 5:22
"The Lever" – 13:43