sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Pearl Jam – Live In Texas DVD





Por Davi Pascale

Live In Texas entrega aos fãs uma apresentação curta e intimista. Com ótima qualidade de imagem, o vídeo deve agradar em cheio aos fãs de carteirinha do grupo de Seattle. Quem curte apenas os hits, passe longe...

Nas últimas décadas, pouquíssimas bandas atingiram uma fama onde podem serem considerados superstars. E pouquíssimos artistas conseguiram segurar sua popularidade e construir uma carreira. O Pearl Jam conseguiu. Donos de uma excelente discografia, o grupo de Eddie Vedder conseguiu atravessar gerações e parecem estar cada vez mais fortes, mesmo sem ter um hit com a força de “Alive” à alguns anos. 

A força dessa discografia está presente nesse material. Essa apresentação foi vista pela primeira vez em um especial de televisão nos Estados Unidos. Austin City Limits é um programa de televisão da rede PBS. A ideia é similar ao programa Soundstage.  Colocam alguns artistas para se apresentarem para uma pequena plateia, gravam o show e transformam ele em um especial de TV. Os rapazes aproveitaram a ocasião para divulgarem seu, até então, recém-lançado Backspacer A primeira metade do set era formada justamente por músicas desse trabalho.

O show começa devagar com Eddie Vedder no violão, sentado, tocando inspiradamente “Just Breathe”. A faixa seguinte, “The End”, mantém o clima intimista contando apenas com Vedder, Gaspar e uma pequena orquestra. O rock n´ roll começa a aparecer com força na terceira faixa “The Fixer”. É interessante ver algumas canções que hoje estão entre as preferidas dos fãs, como “Unthought Known”, serem apresentadas como novidades.

Show é, na verdade, um especial de TV

A segunda metade é focada nos trabalhos anteriores. Vieram duas de seu álbum auto-intitulado, duas do experimental No Code e apenas dois clássicos: “Porch” e “Do The Evolution”. Por isso, disse logo acima, que essa fita é recomendada somente aos fãs mais fiéis. Canções que marcaram sua trajetória como “Even Flow”, “Jeremy”, “Rearviewmirror”, “Betterman”, entre inúmeras outras, ficaram de fora. 

Contudo, isso não tira o brilho da apresentação. Como disse, os garotos são donos de uma ótima discografia. A ausência de hits não torna a apresentação cansativa, já que as composições são, em sua maioria, excelentes. A postura da banda é a mesma. Eddie Vedder mexendo na microfone sem parar, Matt Cameron com sua pegada sempre firme e precisa, o baixista Jeff Ament se movendo para frente e para trás sem sair do lugar e os guitarristas Stone Gossard e Mike McReady com seus solos inspirados. 

A pequena orquestra volta a aparecer em “Lukin”, mas o grande momento é quando o músico Ben Harper junta-se à banda para interpretarem “Red Mosquito”. O músico faz bonito realizando um solo com slide, uma de suas marcas registradas. O show encerra-se com a canção “Porch”, de seu álbum de estréia Ten. Grande banda, grande show.

Nota: 8,5/10,0
Status: Inspirado

Faixas:
      01)   Just Breathe
      02)   The End
      03)   The Fixer
      04)   Johnny Guitar
      05)   Amongst The Waves
      06)   Unthought Know
      07)   Army Reserve
      08)   Do The Evolution
      09)   Lukin
      10)   Red Mosquito
      11)   Inside Job
      12)   Porch